Quase 80 milhões de pessoas acompanharam o futebol na Record no primeiro trimestre de 2025. Os números foram apresentados pela emissora em um evento para seus patrocinadores do pacote de futebol e envolvem todos os jogos do Paulistão e também as duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro exibidos pelo canal.
O evento contou com a participação de todo o elenco de transmissão da Record, com Cleber Machado, Paloma Totti e grande elenco, além da equipe do Desimpedidos.
Com apresentação de Adriane Galisteu, o encontro serviu para mostrar aos anunciantes do futebol da Record alguns números do Sports Audience Measurement (SAM), novo modelo de medição de audiência da Kantar Ibope Media.
O SAM faz um compilado da audiência dos jogos de futebol ao vivo apenas dentro dos domicílios dos 15 principais mercados do país. A medição leva em conta as TVs conectadas que estão plugadas tanto nos canais abertos quanto no streaming.
A ideia é oferecer ao mercado uma base de comparação do que é a audiência na TV aberta e nas plataformas de streaming. A medição do SAM, porém, é feita apenas em domicílios e com TVs conectadas, sem levar em conta outros aparelhos como tablets, computadores e celulares.
Nos números mostrados no evento, a Record teve, dentro desse universo dos 15 mercados mais representativos do país e apenas dentro de domicílios, cerca de 15 vezes mais audiência que a CazéTV. O canal de streaming dividiu a transmissão de todos os jogos, tanto no Paulistão quanto no Brasileirão, com a emissora.
“A gente não sabia se daria certo ou não (a transmissão do Brasileirão). Mas tínhamos uma resposta do Paulistão como uma grande propriedade, que foi coroado com grandes resultados este ano. E agora, como diz nosso slogan, colocamos nossa paixão em campo”, afirmou Alarico Naves, superintendente comercial da Record, durante o evento com os anunciantes.
O novo modelo de medição do Ibope foi adotado depois de Record, Globo, CazéTV e Amazon Prime Video se tornarem detentoras dos direitos de mídia da Série A em 2025. A princípio, o SAM será usado nos jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil.