Realizado em horário tradicional do futebol no fim de semana, o jogo das 16h da Copa do Mundo 2022 deste domingo (27), entre Espanha e Alemanha, propiciou o segundo melhor resultado na audiência para a Globo na TV aberta desde o início do Mundial do Catar.
O empate em 1 a 1 entre as duas seleções campeãs do mundo superou até o jogo de abertura, entre Catar e Equador, disputado no domingo passado (20), ficando abaixo apenas da estreia do Brasil contra a Sérvia, na última quinta-feira (24).
Uma derrota poderia praticamente selar a eliminação da Alemanha, algoz da seleção brasileira na Copa de 2014, com os 7 a 1 na semifinal. Porém, essa hipótese não se materializou em campo. Os alemães seguem com chances de avançar na atual edição do torneio.
Veja os números
Na audiência nacional, a Globo registrou 28 pontos e 49% de participação com a partida da Copa do Mundo, o que representa um crescimento de 14 pontos ou 100% em relação à faixa horária, que, no decorrer do ano, costuma ser ocupada por jogos de clubes nacionais, especialmente com o Brasileirão. Em 2022, o valor do ponto de audiência dos 15 principais mercados que representam a audiência nacional é de 258.821 domicílios e 713.821 indivíduos.
Em São Paulo, o aumento foi de 15 pontos ou 107%. Espanha x Alemanha rendeu 28 pontos de média e 48% de share à Globo. No Rio de Janeiro, o crescimento foi de 62% ou 10 pontos a mais em relação à faixa horária. O canal registrou 26 pontos e 48% de participação no total de televisores ligados.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no Rio de Janeiro equivale a 47.601 domicílios ou 124.692 indivíduos. Na Grande São Paulo, um ponto representa 74.666 residências ou 205.755 telespectadores.