A Globo acertou com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) a aquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca de 2025. A ideia da emissora é exibir as partidas na TV Globo, no Sportv e no Premiere.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, as condições financeiras do acordo já foram acertadas entre a emissora e a Brax Sports Assets, que negocia esses direitos pela Ferj. Falta apenas a assinatura do contrato.
Além das plataformas do Grupo Globo, a Ferj também tem contrato com Band e BandSports para a exibição dos jogos. O atual acordo começou em 2023 e termina no ano que vem. Já o Canal Goat, que deteve esses direitos neste ano, a princípio estaria fora do acordo para 2025.
Volta
Com o acerto, a Globo voltará a transmitir o Cariocão após um intervalo de cinco anos. Em 2020, o canal alegou que o acordo de exclusividade que mantinha com a Ferj e os clubes para o torneio havia sido quebrado.
À ocasião, a FlaTV exibiu a partida Flamengo x Boavista, válida pelo Estadual daquele ano. Para isso, o time rubro-negro fez uso da Lei do Mandante, que não existia quando o contrato entre Globo e Ferj havia sido assinado.
Anteriormente a isso, por conta da paralisação do futebol durante a pandemia de Covid-19, a Globo já vinha discutindo com a Ferj a redução dos valores pagos pela competição. A quebra da exclusividade, com a transmissão do jogo do Flamengo pelo YouTube, foi a desculpa perfeita para acertar a rescisão contratual.
Procurada para comentar a volta da Globo ao Cariocão, a Ferj não se manifestou. Esse texto será atualizado caso a Federação do Rio de Janeiro se pronuncie.