O mês de setembro promete ser agitado nos bastidores do futebol brasileiro. A Liga Forte União (LFU) corre contra o tempo para conseguir um acordo de três temporadas para a venda dos direitos de mídia da Série A do Brasileirão dos clubes filiados a ela.
A LiveMode, agência que negocia em nome da LFU os direitos de mídia para a Série A, tem algumas propostas à mesa para analisar. Depois do SBT ter anunciado publicamente que desistiu de participar da concorrência por um pacote relativo à TV aberta, quem também está cada vez mais distante de um acordo é o Grupo Globo.
Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, a Globo fez uma proposta multiplataforma para a transmissão do evento. No entendimento da emissora, só fará sentido estar com a LFU se houver uma compra integral de direitos, envolvendo TV aberta e plataformas fechadas (Sportv e Premiere, no caso da empresa).
A LiveMode, porém, pretende fatiar os direitos em diferentes mídias, como recentemente mostrou a Máquina do Esporte. A ideia da agência é seguir o modelo adotado no último triênio no Campeonato Paulista. Assim, haveria um pacote para transmissão gratuita (TV aberta e streaming) e outros dois para plataformas pagas (TV por assinatura e/ou streaming).
Esse projeto não agrada à Globo, segundo a Máquina do Esporte conseguiu confirmar com fontes envolvidas nos diferentes lados da negociação. A ideia da empresa é ter um modelo de negócio que seja similar ao fechado com os clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Com o bloco de clubes, integrado por times como Flamengo, São Paulo e Palmeiras, que também negocia os direitos do Brasileirão, o acordo é exclusivo em todas as mídias.
Com a LFU, não há a necessidade da Globo ter exclusividade total, mas a empresa deseja ter uma boa quantidade de jogos para serem distribuídos em diferentes plataformas (TV aberta, TV fechada e plataformas pagas, como o serviço de pay-per-view Premiere).
A empresa rechaça, por exemplo, repetir o que foi feito no Paulistão em 2022 e 2023, quando o Premiere teve um pacote de jogos para serem ofertados. Em 2024, a emissora não renovou com a Federação Paulista de Futebol (FPF), alegando que o pacote de jogos exclusivos que havia no Premiere não era suficiente para alavancar as assinaturas do serviço.
O modelo do Paulistão, porém, deve acabar sendo o adotado pela LiveMode para a LFU. A agência, que negocia também para a FPF o Estadual, tem feito propostas comerciais para empresas interessadas em patrocinar o torneio, usando, inclusive, imagens das ações que são feitas no Campeonato Paulista.
Isso indica também que a tendência é que a transmissão gratuita seja dividida entre a Record e o YouTube por meio da Cazé TV, que é de propriedade da LiveMode. As duas empresas são as que estão, hoje, mais próximas de um acordo para essas plataformas. O negócio deve girar em torno de R$ 400 milhões anuais, com direito à transmissão de 38 partidas.
Ainda existe a possibilidade do YouTube ter mais um pacote de jogos para serem exibidos para assinantes. A ideia da LiveMode é conseguir negociar dois pacotes de venda de direitos para plataformas fechadas.