O Super Bowl LVII será apenas em 12 de fevereiro do ano que vem. Porém, a rede de televisão norte-americana Fox Sports já vem faturando alto com a publicidade do evento. A emissora está prestes a esgotar seu estoque de inserções de 30 segundos para a transmissão da final da NFL, que será disputada no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona.
Até o momento, 95% das inserções de 30 segundos já foram vendidas pelo canal. A informação foi confirmada por Mark Evans, vice-presidente executivo de vendas da Fox Sports. Ele admitiu que restam algumas poucas unidades, que serão veiculadas em cada tempo, e que o estoque está perto do fim. Segundo informações do Sports Business Journal (SBJ), alguns desses anúncios chegam a custar mais de US$ 7 milhões.
Mercado movimentou-se mais cedo
A movimentação do mercado em busca de anúncios no Super Bowl do ano que vem superou o verificado na última edição, veiculada pela NBC. A disponibilidade de espaços só ficou perto de se esgotar em novembro de 2021.
Na avaliação de Evans, neste ano o mercado se moveu mais cedo do que o habitual em torno do Super Bowl. A temporada 2022/2023 sequer começou. A partida inaugural, entre Buffalo Bills e Los Angeles Rams, será nesta quinta-feira (8).
“Como estávamos fazendo nossos acordos iniciais este ano, descobrimos que a maioria dos profissionais de marketing que pretendiam estar no Super Bowl queriam ter certeza de que garantiriam as posições de que necessitavam”, disse o executivo.
Segundo ele, os profissionais de marketing também “tentaram usar a alavancagem de todo o volume que estavam comprando na temporada regular para negociar o preço do Super Bowl”.
Programa mais assistido dos EUA
A última vez que a Fox Sports exibiu o Super Bowl foi em 2020. À ocasião, os anúncios da transmissão foram vendidos em novembro de 2019. A final de 2022 teve uma média de 99,2 milhões de espectadores na NBC, tornando-se o programa mais assistido nos EUA em dois anos.
A transmissão do Super Bowl pela NBC gerou cerca de US$ 434,5 milhões em anúncios. À época, os comerciais de 30 segundos atingiram a marca de US$ 7 milhões, com alguns poucos ultrapassando esse valor.
Retorno milionário
Um estudo realizado pela Hive and Elevate Sports Ventures mostrou que a vitória do Los Angeles Rams sobre o Cincinnati Bengals, em fevereiro deste ano, gerou US$ 170 milhões em exposição de marca para os parceiros da NFL.
De acordo com o SBJ, marcas familiares estão retornando para o Super Bowl LVII. Na categoria de cerveja, a novidade será a chegada da Molson Coors, já que a Anheuser-Busch InBev decidiu não renovar o patrocínio exclusivo para o evento após 33 anos. Streamers e estúdios de Hollywood também marcarão forte presença na transmissão da decisão pela Fox nesta temporada.
“Se você precisa lançar um novo produto, se você precisa vender um carro, se você precisar levar suas mensagens para as massas em curto prazo, esportes ao vivo são o único lugar para fazê-lo”, resumiu Mark Evans.