A Ge TV, canal da Globo voltado para transmissões esportivas ao vivo no YouTube, ganhou relevância em pouco tempo. A plataforma de streaming completou dois meses no ar nesta quarta-feira (5) exibindo bons números.
“Estamos muito felizes. O mercado respondeu bem. Percebemos isso pelas marcas que estão conosco e pela audiência. Já atingimos 20 milhões de pessoas e 10 milhões de inscritos”, enumera Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo, em entrevista à Máquina do Esporte durante o Sports Summit, em São Paulo.
Entre o anúncio de que haveria a Ge TV e a estreia oficial da nova plataforma houve um intervalo de apenas um mês, tempo bastante curto para os padrões da Globo.
“Quando decidimos que ia acontecer, internamente, foram uns cinco meses. Mas acho que a forma como foi estruturada a empresa nos últimos anos, depois que houve a unificação das redações de esporte, acho que estávamos preparados para ter mais um filho”, aponta Ribeiro.
Desafio
O próximo desafio da Ge TV será concorrer de maneira eficiente com a CazéTV, sua grande rival entre os canais esportivos no YouTube, durante a Copa do Mundo 2026. Isso porque o canal capitaneado pelo influenciador Casimiro Miguel já assegurou os direitos dos 104 jogos da versão ampliada do Mundial de seleções da Fifa, com a participação de 48 países.
Já a Globo conta com os direitos de mídia de 52 partidas, mas apenas para a TV aberta e fechada. A lista de parceiros brasileiros é completada por SBT e N Sports, que adquiriram, em parceria, um pacote menor, de 32 jogos.
Apesar de não possuir os direitos da Copa do Mundo para exibição no YouTube, a Globo tem investido em transmissões de campeonatos nacionais e entrevistas com atletas e técnicos. A estratégia busca consolidar o Ge TV como uma opção complementar à TV aberta e ao streaming.
“Estamos vendo ainda como será o papel da Ge TV. Ela vai estar, de alguma forma, presente na Copa do Mundo”, afirma o executivo da Globo.
Audiência
A audiência da Ge TV tem mostrado crescimento constante, especialmente em jogos do Campeonato Brasileiro e em conteúdos de bastidores. A emissora tem utilizado o canal para ampliar a cobertura esportiva com linguagem adaptada ao ambiente digital, atingindo a GenZ, a primeira geração que já nasceu conectada.
Apesar disso, Ribeiro ressalta que o principal motivo para o lançamento da Ge TV não foi a existência desse público que não era atendido plenamente pelos canais lineares da Globo.
“O principal motivo veio das marcas. O mercado estava perguntando porque a gente também não ocupava esse espaço. Essa foi a foi a principal razão que fez a empresa refletir e atender esse pedido”, destaca o diretor da Globo.
“E fazia sentido. Tanto é que antes de entrar [no ar], a gente já tinha marcas parceiras, no dia 1 da GE. Então foi meio para atender essa demanda que o mercado apresentou”, acrescenta o executivo.
A Globo tem priorizado transmissões que possam ser feitas com os direitos já adquiridos para TV e streaming, respeitando os limites de cada contrato. A Ge TV, nesse contexto, atua como reforço de cobertura e engajamento.

Modelo
Durante debate no Sports Summit, Ribeiro comentou sobre o modelo de produção adotado para o canal. Segundo ele, a equipe responsável pelo Ge TV trabalha de forma integrada com as demais redações da Globo, o que permite agilidade na cobertura e adaptação de conteúdo.
“Nosso ecossistema tem várias plataformas para falar de esporte. Para isso, temos uma equipe tão extensa. Hoje somos mais ou menos 750 profissionais produzindo diariamente conteúdo”, destaca.
Para Ribeiro, a Ge TV chegou para complementar os conteúdos esportivos já veiculados nas demais plataformas da Globo, com uma roupagem própria para atingir o público mais conectado ao ambiente digital.
“Você tem um jogo transmitido no Sportv e na Ge TV, nosso filho mais novo. E isso extrapola completamente o ambiente só do futebol. Também tem o site e as redes sociais. Então, são vários tentáculos nossos, que conseguem atingir o público de maneiras diferentes”, analisa o executivo.
“Acho que isso é a nossa maior fortaleza, 100 anos depois que tudo começou lá no jornal O Globo”, completa Ribeiro, referindo-se ao centenário da empresa.
Planejamento
Questionado sobre os próximos passos, Ribeiro afirmou que a Globo continuará investindo em formatos digitais, mas com atenção às limitações contratuais e ao comportamento do público.
“Vamos seguir com o Ge TV dentro do que é possível. O foco é entregar conteúdo relevante, respeitando os direitos que temos e entendendo onde o público está”, concluiu.
Para ele, a iniciativa da Ge TV mostra mais uma mudança de rota da Globo para atingir novos públicos e se atualizar no mercado esportivo.
“Ao longo dos 100 anos, muita coisa mudou nessa linguagem escrita e depois falada. Veio o audiovisual. Passamos do jornal, ao rádio, à televisão, à internet e ao streaming. Até por isso, neste ano, criamos a Ge TV, exatamente para atingirmos da forma adequada, na linguagem adequada, um outro tipo de público”, afirma o diretor de Esportes da Globo.
“Essa a nossa essência nesses 100 anos: sempre buscar o público onde ele estiver, na linguagem adequada para ele”, acrescenta.
