A Globo anunciou, nesta quinta-feira (13) à noite, que transmitirá na TV aberta a final do Mundial de Vôlei Feminino. Após uma campanha história, a seleção brasileira comandada por José Roberto Guimarães tentará o título inédito da competição neste sábado (15), às 15h (horário de Brasília) contra a Sérvia, em Apeldoorn, na Holanda.
A narração da partida ficará a cargo de Luís Roberto, com comentários dos ex-jogadores Fabi e Nalbert, ambos campeões olímpicos. O duelo também será exibido na TV fechada, no Sportv 2, que acompanhou todo o torneio. No canal pago, a narração será de Luiz Carlos Júnior, com os comentários de Marco Freitas e dos também campeões olímpicos Walewska e Carlão.
A partida deste sábado (15) marca a volta do Brasil a uma disputa de final de Mundial após 12 anos. Em 2010, as brasileiras perderam a decisão para a Rússia por 3 sets a 2. Em 2022, o caminho para a final teve vitórias difíceis, em especial sobre o Japão nas quartas de final (3×2) e sobre a Itália na semifinal (3×1).
Até o momento, as brasileiras disputaram 11 jogos no torneio, com 10 vitórias e apenas uma derrota, justamente para as japonesas ainda na primeira fase da competição. Do outro lado, a Sérvia, atual campeã do mundo, chega invicta à decisão, com 11 vitórias em 11 jogos. Na semifinal, as sérvias passaram pelos Estados Unidos por 3 sets a 1.