O retorno de Galvão Bueno à TV aberta está próximo de acontecer. O narrador, que se tornou célebre com bordões e transmissões da seleção brasileira e da Fórmula 1 na TV Globo, estreará o “Galvão e Amigos” na Band, na próxima segunda-feira (31), aproveitando o início do Campeonato Brasileiro.
O programa de debates, das 22h30 à 0h, terá a presença de antigos companheiros de jornada do locutor, casos dos comentaristas Casagrande, Paulo Roberto Falcão e Mauro Naves, em frente às câmeras, e de Mário Jorge Guimarães e João Ramalho, atrás delas.
No entanto, mesmo com tanta coisa em comum com o antigo “Bem, Amigos”, transmitido durante 19 anos pelo Sportv (2003 a 2022), o nome não foi mantido.
“Por que não ‘Bem, Amigos’? Porque a Globo não deixou. Então, ‘Galvão e Amigos’ ficou até melhor do que ‘Bem, Amigos’. Que seja a primeira de várias coisas que a gente possa fazer aqui”, contou Galvão Bueno, na entrevista coletiva de apresentação do novo programa, na sede da Band, em São Paulo (SP).
Amigos
Outros antigos companheiros de Galvão também terão participações especiais no programa. É o caso do repórter Tino Marcos, companheiro em jogos da seleção brasileiro, e Reginaldo Leme, amigo das transmissões da Fórmula 1.
“Espero que dê sorte, porque, no título mundial de 2002, nós três estávamos nas transmissões [Galvão, Casagrande e Mauro Naves]. O Tino Marcos está morando fora do Brasil, mas vai fazer algumas participações”, disse Galvão.
“Meu parceiro mais longevo é o Reginaldo Leme. Nós fizemos 38 temporadas seguidas de Fórmula 1. Contamos a história da Fórmula 1 para este país. Ele é meu padrinho de casamento com a Desirée [Soares, mulher de Galvão]”, lembrou-se o narrador.
“Então, como é que a Band, sendo a televisão que transmite a Fórmula 1, não vai ter uma crônica do Reginaldo Leme no ‘Galvão e Amigos’? Ele faz parte do meu povo. Então vai ter o Reginaldo Leme lá”, acrescentou.
A única ausência sentida por Galvão Bueno entre seus antigos companheiros na Globo será Arnaldo Cezar Coelho.
“Só vai estar faltando o Arnaldo, que está doente”, revelou Galvão, referindo-se ao ex-árbitro, que apitou a final da Copa do Mundo de 1982 e está com 82 anos.
Novos amigos
Galvão também pretende aproveitar os apresentadores da Band para participações especiais no “Galvão e Amigos”.
“Neto é um figuraça. A Renata [Fan] é um espetáculo. A Glenda [Kozlowski], trabalhamos juntos na Globo, em Copa do Mundo e Olimpíadas. O Elia Júnior fui eu e o Fernando Solera que trouxemos”, contou.
Galvão retorna à Band depois de 44 anos. Ele chegou à emissora em 1977. Foi no canal que começou a carreira como narrador, na temporada de 1980 da F1, quando Nelson Piquet acabou com o vice-campeonato, em uma temporada que teve o australiano Alan Jones como vencedor.
No ano seguinte, Galvão se transferiu para a Globo justamente para narrar a F1, cujos direitos haviam sido readquiridos pela emissora.
Amigo antigo
Quando chegou à emissora carioca, o narrador titular dos jogos da seleção brasileira era Luciano do Valle, que narrou as partidas da equipe dirigida por Telê Santana na Copa do Mundo de 1982. O locutor saiu da emissora logo depois e, após breve passagem pela Record, transferiu-se para a Band, local em que fez história.
“Luciano do Valle começou um pouco antes de mim e nos deixou muito cedo”, comentou Galvão, referindo-se ao narrador, que morreu em 2014, aos 66 anos.
“Era um gênio da transmissão. Dizem as pessoas que nós conduzimos o caminho e nos nossos confrontos mudamos um pouco a história da narração esportiva”, completou.
O narrador lembrou que ambos concorreram durante toda a carreira, a maior parte dela com Galvão na Globo e Luciano na Band.
“Foram tantos e tantos anos em que nós lutamos a cada transmissão por cada ponto de audiência, sem jamais perder o carinho e a amizade. Existia um respeito mútuo. Sempre tive uma admiração muito grande por ele”, afirmou Galvão.
“E o trabalho que ele fez nessa casa [Band] foi espetacular. Confesso que foi melhor do que o trabalho que eu tinha feito quatro anos antes”, reconheceu Galvão, que prometeu homenagear o amigo no programa de estreia, na segunda-feira que vem (31).