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Governo Trump diz que fechou acordo para compra de operação do TikTok nos EUA

Com o fim de impasse, acordos comerciais de plataforma de vídeos com ligas esportivas dos EUA seguem em vigor

O presidente dos EUA, Donald Trump, em jantar com empresários do setor de tecnologia - Andrea Hanks / Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, em jantar com empresários do setor de tecnologia - Andrea Hanks / Casa Branca

O governo de Donald Trump divulgou que fechou acordo com a China para a venda do controle operacional do TikTok no país a investidores norte-americanos. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou o acerto e que Trump irá se reunir com o líder chinês, Xi Jinping, na próxima sexta-feira (19) para finalizá-lo.

“O presidente Trump desempenhou um papel nisso. Tivemos uma conversa telefônica com ele ontem à noite, recebemos orientações específicas dele e as compartilhamos com nossos colegas chineses”, contou Bessent em Madri, em entrevista à CNN.

MLS

A notícia é um alento para algumas das principais ligas esportivas dos EUA, que possuem acordos com o TikTok ou ao menos têm franquias com parcerias com a plataforma de compartilhamento de vídeos.

Em abril, houve a renovação de um acordo com a MLS, cuja duração não foi divulgada. A parceria prevê a divulgação de conteúdos exclusivos para a promoção de maior engajamento com a base de fãs da principal liga de futebol dos EUA. O primeiro acordo com o TikTok havia sido firmado em 2023.

O TikTok também é patrocinador e coapresentador da eMLS Cup, torneio de e-Sports da liga.

NFL

Com a NFL, a relação teve início em 2019, com última renovação de contrato tendo sido feita no ano passado. A parceria inclui conteúdos de bastidores, destaques de jogos, vídeos educativos e campanhas temáticas de promoção de eventos como os playoffs e o Super Bowl.

“O TikTok é uma plataforma única para mostrar a cultura, a energia e a paixão que tornam a NFL especial”, afirmou Brent Lawton, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da NFL por ocasião do anúncio do novo acordo.

MSE

A empresa chinesa de mídia também possui parceria com a Monumental Sports & Entertainment (MSE), conglomerado que gere franquias de diversas ligas dos EUA, como Washington Wizards (NBA), Washington Mystics (WNBA), Capital City Go-Go (G-League) e Washington Capitals (NHL).

A parceria inclui ativações digitais, conteúdo exclusivo e presença da marca TikTok nas camisas dos Capitals, sendo também parceiro nas comemorações de 50 anos da equipe. O acordo atual vai até a temporada 2026/2027.

“Como uma empresa esportiva com uma base de fãs grande e diversificada, estamos entusiasmados em utilizar o TikTok para conectar, entreter e interagir com os torcedores de todas as nossas equipes”, disse Jim Van Stone, presidente da MSE, na ocasião em que o acordo foi anunciado.

Identidade

Embora tenha anunciado o acordo de compra da operação local do TikTok, o governo Trump ainda não divulgou o nome do comprador apoiado pelos EUA.

Entre empresários envolvidos no setor, acredita-se que o grupo que negocia tomar à frente do negócio seja liderado pelo CEO da Oracle, Larry Ellison, que na semana passada se tornou brevemente a pessoa mais rica do mundo.

Em janeiro, Trump havia dito que apoiaria o empresário, conhecido por ser apoiador do presidente, neste negócio.

Negociações

Diplomatas chineses e norte-americanos se reúnem nesta semana em Madri, na Espanha, para discutir comércio e outros assuntos. Bessent, que liderou a última rodada de negociações comerciais com a China em nome dos EUA, afirmou que o TikTok era um dos assuntos que seriam discutidos.

“Estávamos muito focados no TikTok e em garantir que fosse um acordo justo para os chineses e que respeitasse integralmente as preocupações com a segurança nacional dos EUA, e foi esse o acordo que alcançamos”, disse Jamieson Greer, representante comercial dos EUA no encontro.

“E, claro, queremos garantir que os chineses tenham um ambiente justo e de investimento, mas sempre com a segurança nacional dos EUA em primeiro lugar”, completou.

Li Chenggang, principal negociador comercial e vice-ministro do comércio da China, disse que os dois lados mantiveram “trocas francas e profundas” e chegaram a um “consenso básico” para manter o TikTok operacional nos EUA.

A estrutura do acordo inclui “resolver problemas relacionados ao TikTok por meio da cooperação, reduzir barreiras de investimento e promover cooperação econômica e comercial relevante”, disse Li a repórteres da mídia estatal chinesa, acrescentando que a China não fará nenhum acordo às custas de seus princípios ou interesses corporativos.

Dados

Wang Jingtao, vice-diretor da Administração do Ciberespaço da China, disse que o acordo pode incluir métodos como a operação confiada de dados de usuários norte-americanos do TikTok e o licenciamento de algoritmos e direitos de propriedade intelectual, de acordo com a mídia estatal chinesa.

Trump estendeu diversas vezes o prazo autoimposto para chegar a um acordo com a China para vender pelo menos parte dos negócios da ByteDance, empresa controladora do TikTok nos EUA, a um proprietário apoiado pelo governo local.

Um projeto de lei bipartidário aprovado pelo Congresso e assinado pelo ex-presidente Joe Biden proibiu o TikTok nos EUA por questões de segurança nacional, permitindo que o aplicativo continuasse operando no país somente se seu controlador chinês abrisse mão de sua participação nos ativos norte-americanos da empresa de mídia social.