A NBA rejeitou a tentativa da Warner Bros. Discovery (WBD) de igualar oferta da Amazon pelos direitos de transmissão da liga norte-americana de basquete em seu próximo contrato, que engloba 2025/2026 a 2035/2036.
Em um comunicado divulgado na quarta-feira (24), a liga disse que está ansiosa para seguir em frente com seus novos e antigos parceiros de mídia.
“Ao longo dessas negociações, nosso objetivo principal tem sido maximizar o alcance e a acessibilidade dos jogos para os fãs”, afirma a nota oficial.
“O novo acordo com a Amazon apoia essa meta ao complementar os pacotes de transmissão, cabo e streaming que já fazem parte de nossos novos acordos com a Disney e a NBCUniversal. Todos os três parceiros também comprometeram recursos substanciais para promover a liga e aprimorar a experiência dos fãs”, acrescentou a NBA.
WBD fora
Aproximadamente 90 minutos após a liga de basquete ter anunciado que pretende encerrar sua parceria com a TNT, a WBD, controladora do canal, respondeu.
“Igualamos a oferta da Amazon, como temos o direito contratual de fazer, e não acreditamos que a NBA possa rejeitá-la”, afirmou a Warner Bros. Discovery em comunicado divulgado no final da tarde.
A fala da WBD sugere o imbróglio pode ir parar nos tribunais.
“Achamos que eles interpretaram grosseiramente mal nossos direitos contratuais com relação à temporada 2025/2026 e os próximos anos, e tomaremos as medidas apropriadas”, afirmou o conglomerado de mídia.
Novo acordo
Com a decisão tomada, a NBA deu um passo adiante, no qual reconheceu oficialmente os três parceiros que transmitirão os jogos a partir da temporada 2025/2026.
De acordo com os termos da extensão do acordo com a ABC/ESPN, do Grupo Disney, e NBC Sports, da Comcast Corporation, 75 jogos da temporada regular da NBA serão transmitidos em redes de TV regular durante os 11 campeonatos que engloba o contrato.
“Nossos novos acordos globais de mídia com Disney, NBCUniversal e Amazon maximizarão o alcance e a acessibilidade dos jogos da NBA para fãs nos Estados Unidos e ao redor do mundo”, disse Adam Silver, comissário da NBA.
“Esses parceiros distribuirão nosso conteúdo em uma ampla gama de plataformas e ajudarão a transformar a experiência dos fãs na próxima década”, acrescentou o dirigente.
Disney
O interesse da NBA era firmar acordos que garantissem visibilidade multiplataforma para a liga, além de obter uma melhoria significativa nos valores atuais. Os três conglomerados de mídia irão pagar cerca de US$ 76 bilhões pelo contrato.
Só a Disney irá pagar uma média anual de US$ 2,6 bilhões pelo pacote A da liga, que inclui 80 jogos de temporada regular por campeonato, incluindo mais de 20 jogos na ABC.
Sob os termos de sua renovação, a ABC e a ESPN continuarão a transmitir cada um dos cinco jogos do dia de Natal, além de exibirem uma lista de confrontos de playoffs, incluindo dez séries de finais de conferência.
Já a ABC também continuará sendo a casa das finais da NBA, com a qual detém os direitos exclusivos na TV aberta desde 2003. Todos os jogos da liga que forem ao ar na ABC e na ESPN estarão disponíveis no próximo serviço direto ao consumidor (DTC, na sigla em inglês) da ESPN.
“Estamos ansiosos para construir nosso incrível legado de inovação e crescimento com nossos parceiros de longa data na NBA”
Jimmy Pitaro, presidente da ESPN
“A NBA é uma liga vibrante e ascendente, e por meio dessa coleção premium de direitos continuaremos a evoluir juntos enquanto navegamos com sucesso na transição digital global e entregamos a cobertura da mais alta qualidade aos fãs”, acrescentou o executivo.
Comcast
Enquanto isso, a NBC e a Peacock, que fazem parte da Comcast, assinaram um pacote no valor médio de US$ 2,5 bilhões por ano.
Como a Comcast observou na terça-feira durante teleconferência de resultados do segundo trimestre, o retorno da NBC ao grupo de parceiros da NBA dá à empresa o direito de transmitir 100 jogos da temporada regular por ano em sua principal emissora.
Já a Peacock, serviço de streaming da empresa, tem planos de transmitir partidas no horário nobre de terça-feira, bem como em domingos em que não houver jogos da NFL.
A NBC também terá direito a um pacote de jogos de playoffs de primeira e segunda rodadas e seis séries de finais de conferência. Além disso, assumirá a administração do NBA All-Star Game, um antigo ativo que era da TNT. Não bastasse isso, também reforça sua programação com 50 jogos da WNBA por ano a partir de 2026.
O acordo da Comcast também coloca a NBC no plano de mídia das finais da WNBA em 2026, 2030 e 2034. Já a ABC ficará com os direitos de transmissão das decisões das demais temporadas.
Amazon
A Amazon, por sua vez, irá desembolsar US$ 1,8 bilhão por temporada para adquirir seu pacote de direitos da NBA para serem exibidos no Prime Video, sua plataforma de streaming.
Sua parcela de jogos inclui 66 partidas de temporada regular, os direitos exclusivos do torneio play-in de pós-temporada e as seis finais de conferência que não estarão com Disney e Comcast.
A empresa também irá criar um novo produto: o jogo da Black Friday, na última sexta-feira de novembro, para casar com ações comerciais na principal data do varejo nos Estados Unidos.