Pular para o conteúdo

NFL domina maiores audiências da TV nos EUA em 2025; streaming ganha terreno

Liga é responsável por 84 dos 100 melhores registros; Kansas City Chiefs tem destaque individual

jogadors do Kansas City Chiefs comemoram touchdown durante partida da NFL contra o Las Vegas Raiders - Bri Ali / Kansas City Chiefs

A televisão norte-americana foi dominada pelas transmissões esportivas em 2025. Os esportes foram responsáveis por 95 das 100 maiores audiências do ano, que foram dominadas pela National Football League (NFL) e viram as plataformas de streaming ganharem terreno.

De acordo com um levantamento anual realizado pela Sportico, veículo norte-americano especializado em negócios no esporte, a NFL foi responsável por 84 das 100 maiores audiências da televisão dos EUA em 2025.

O ano de 2025 também marcou uma mudança de paradigma na medição de audiência. O ajuste na metodologia da Nielsen, que passou a contabilizar de forma mais precisa o out-of-Home (OOH), público que assiste a jogos em bares, restaurantes e casas de amigos , inflou os números e trouxe a métrica para mais perto da realidade do consumo compartilhado.

O impacto ficou evidente no Dia de Ação de Graças: o duelo entre Kansas City Chiefs e Dallas Cowboys, transmitido pela CBS, registrou uma média de 57,23 milhões de espectadores, superando o recorde anterior da temporada regular em 36%. Sem a nova medição de co-visualização, estima-se que esse número seria de “apenas” 35 milhões.

A maior precisão também elevou a média do top 100. Em 2023, o centésimo lugar teve 15 milhões de espectadores, enquanto em 2025 o 100º colocado registrou 17,39 milhões.

NFL

A NFL, além de ocupar 84 das 100 posições, também foi responsável por 19 das 20 maiores audiências do ano e 46 das 50 principais. O Super Bowl LIX, vencido pelo Philadelphia Eagles sobre o Kansas City Chiefs, alcançou a marca de 127,71 milhões de espectadores e lidera a lista.

No ranking de equipes, o Kansas City Chiefs provou ser a maior força da liga no momento, aparecendo em 18 das 100 maiores audiências e superando o Philadelphia Eagles (14) e o Dallas Cowboys (13). A franquia participou dos três melhores registros: Super Bowl LIX (127,71 milhões), Final da Conferência AFC (57,4 milhões) e jogo do Dia de Ações de Graças (57,2 milhões).

Streaming

Em 2025, oito eventos transmitidos exclusivamente em plataformas digitais entraram no top 100, um salto comparado aos três registrados em 2024. O Peacock, da NBCUniversal, por exemplo, já representa 11% da audiência total do Sunday Night Football.

No entanto, a entrada de novos players como a Netflix trouxe controvérsias. A luta entre Canelo Alvarez e Terence Crawford, em setembro, figurou na lista com dados baseados em estimativas da VideoAmp e da própria Netflix, sem auditoria da Nielsen.

Enquanto isso, o combate entre Jake Paul e Mike Tyson ficou fora da lista porque a Netflix se recusou a divulgar recortes específicos apenas para o público dos EUA.

MLB e NBA

A Major League Baseball (MLB) retornou à lista. O Jogo 7 da World Series entre Los Angeles Dodgers e Toronto Blue Jays alcançou a 25ª posição. A posição se destaca principalmente pela presença de um time canadense, o que geralmente limita a audiência em solo americano.

Por outro lado, a National Basketball Association (NBA) viveu mais um ano de jejum no top 100. Mesmo com o Jogo 7 das finais atraindo 16,61 milhões de espectadores, a liga de basquete ficou de fora da lista principal pelo sexto ano consecutivo.

O basquete universitário masculino (Final Four na CBS) e o turfe (Kentucky Derby) conseguiram retornar ao ranking, impulsionados pelos novos números da Nielsen.