NWSL fecha acordos de mídia com ESPN, Amazon, CBS e Scripps por quatro anos

Brasileira Andressa Alves comemora seu primeiro gol pelo Houston Dash, que disputa a NWSL - Reprodução / Instagram (@nwsl)

A Liga Nacional de Futebol Feminino dos EUA (NWSL) fechou a venda dos direitos de transmissão do torneio com ESPN, CBS, Amazon e Scripps. A informação foi divulgada pelo site Sportico. Nenhuma empresa ou a própria liga quiseram se pronunciar. Os novos acordos deverão ser assinados nas próximas semanas.

Os contratos terão duração de quatro anos, o que fará com que a liga abra uma nova licitação após a Copa do Mundo de 2027, que ainda não conta com um local definido.

O valor dos novos contratos não foi divulgado. O atual acordo da NWSL com a CBS rende cerca de US$ 1,5 milhão por ano, mas exige que a liga faça a produção dos jogos, o que representa uma despesa anual muito alta.

Estratégia

Com os novos contratos, a NWSL passará a distribuir seus conteúdos em várias plataformas, desde TVs lineares a canais de streaming. É um contraste em relação à decisão tomada no ano passado pela MLS (Liga Masculina dos EUA), a qual assinou um contrato de dez anos com a Apple, que paga uma média de pelo menos US$ 250 milhões para ser o único canal onde os torcedores têm acesso ao campeonato. Nos últimos anos, a NWSL vem experimentando um crescimento comercial significativo. As equipes, que eram vendidas por cerca de US$ 2 milhões, agora valem US$ 66 milhões, segundo o Sportico.

Essa tendência é liderada pelo Angel City, que vale US$ 180 milhões e possui receita anual no mesmo patamar da base da MLS. O segundo time mais valioso é o San Diego Wave (US$ 90 milhões), seguido pelo Kansas City Current (US$ 75 milhões) e o Portland Thorns (US$ 65 milhões).

Duas equipes da NWSL, os Thorns e o OL Reign, de Seattle, estão atualmente no mercado, e a liga está em processo de adicionar mais uma equipe de expansão, o que elevará seu total para 16.

Sair da versão mobile