O Campeonato Brasileiro começará neste sábado (29) com seis partidas, todas às 18h30 (horário de Brasília), e será a primeira vez em que o torcedor terá tantas opções para acompanhar o time do coração. TV Globo e Record (TV aberta), Sportv (TV fechada), Premiere (pay-per-view), Amazon Prime Video (streaming) e CazéTV (YouTube) serão as opções disponíveis ao público.
Pela primeira vez na história dos pontos corridos, haverá a opção de dois jogos gratuitos por rodada, um na TV Globo e outro compartilhado entre Record e CazéTV.
Globo
A TV Globo manteve seu horário tradicional de transmissão do Campeonato Brasileiro na TV aberta: domingos às 16h e quartas-feiras às 21h30. Dependendo da rodada, a emissora poderá exibir dois jogos, para praças diferentes.
O Sportv mostrará duas partidas por rodada, sem horário fixo. O canal fechado também estreará um novo programa de debate, o Fechamento Sportv, nas noites de domingo. Já o Premiere passará nove duelos por rodada. A exceção será a partida exclusiva do Prime Video.
O profissional titular de transmissão da TV Globo será Luis Roberto, o que colocará os três tradicionais narradores da Globo em emissoras concorrentes neste Brasileirão, já que Galvão Bueno reforçou o Prime Video, enquanto Cleber Machado foi a principal contratação da Record para a temporada esportiva.
Para o Brasileirão, a Globo promete novidades, com imagens de cinema, mais ângulos, mesa tática em realidade aumentada e, de olho na estratégia da concorrência, ampliação do pré-jogo, que começará 30 minutos antes da partida.
Graças ao fato de ter sido a única empresa de mídia que assinou contrato tanto com a Liga Forte União (LFU) como com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), a Globo ganhou uma regalia do Forte União, conforme a Máquina do Esporte havia antecipado: receberá o sinal limpo, podendo assim ter elementos gráfico-visuais padronizados. Haverá ainda a estreia de um novo pacote gráfico e vinheta de abertura a partir deste domingo (30).
Oito patrocinadores adquiriram cotas na TV Globo: Amazon.com, Ambev, Betnacional, Fiat, Itaú Unibanco, Natura, Perdigão e Vivo. Já o Sportv fechou com quatro: Ambev, Bradesco, Jeep e Novibet. A Betano estará no Top de 5 segundos dos dois canais.
Record
A Record terá 11 parceiros comerciais para as transmissões do Brasileirão, que serão aos domingos, às 18h30, e às quartas-feiras, às 19h30.
EstrelaBet, General Motors (GM), Heineken, Magalu, Mercado Pago, Natura e Sportingbet entraram como patrocinadores. O Top de 5 segundos será do Burger King, enquanto Ademicon e Philco compraram cota de participação. No pré-jogo, haverá duas marcas da Haleon: Centrum e Eno.
“Não dá para fazer mais ou menos. Com o nível dos anunciantes que estão vindo com a gente, a cobrança será muito grande. Temos que construir uma nova cultura, tanto do ponto de vista de investimentos, como na qualidade da entrega”, destacou Alarico Naves, superintendente comercial multiplataforma da Record, em entrevista ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte.
Para dar conta de tanta entrega, haverá 30 minutos de pré-jogo, que será finalizado com o Top de 5 segundos 8 minutos antes do início da transmissão. Aos domingos, o Esporte Record, programa de debates da emissora, está mantido às 23h, depois do Domingo Espetacular.
As transmissões terão narração de Cleber Machado, comentários de Maurício Noriega, Dodô e Sálvio Spínola, e reportagens de Duda Gonçalves, Alexandre Oliveira, Bruno Piccinato e Jean Brandão.
CazéTV
Dividindo as transmissões nos mesmos dias e horários que a Record, a CazéTV estreará como detentora de direitos de mídia do Campeonato Brasileiro. Haverá duas horas de pré-jogo no Super Domingo. Papi Coisa Linda estará com os torcedores, mostrando histórias e tradições de cada cidade e estádio.
O pós-jogo terá o Tempo de Bola, apresentado pela recém-contratada Barbara Coelho (ex-Globo) e por Casimiro Miguel, além de convidados. Em seguida, haverá o 30 Minutos + Acréscimos, programa bem-humorado de Marcelo Adnet, outro reforço do canal.

“O Super Domingo é a nossa forma de mostrar que o futebol vai além do jogo em campo. Queremos levar o torcedor a viver uma experiência completa, com resenha, curiosidades e histórias que envolvem a partida desde o momento em que o time chega ao estádio até o apito final”, destacou Fábio Medeiros, head de conteúdo da CazéTV.
Nas redes sociais, a CazéTV buscará trazer para o público jovem uma linguagem próxima do torcedor, com o intuito de ampliar a interação com as Gerações Z e Alfa.
“Nosso objetivo é criar um ambiente de conexão genuína com o público jovem, em que todos possam compartilhar a paixão pelo futebol e se sentir parte dessa história única”, afirmou Medeiros.
A CazéTV terá o patrocínio de Casas Bahia, Claro, Esportes da Sorte, EstrelaBet, Heineken, Hypera, McDonald’s (em cota conjunta com o iFood), PagBank, Sportingbet, Stellantis e Unilever.
Amazon
O Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, iniciará as transmissões do Brasileirão neste sábado (29), com Cruzeiro x Mirassol, às 18h30. Haverá uma hora de pré-jogo. No entanto, a empresa não divulgou quem são os patrocinadores das transmissões.
A grande novidade é a contratação de Galvão Bueno para narrar os jogos. A equipe também terá Mauro Naves, Rômulo Mendonça, Nadine Basttos, Rafael Oliveira, Luana Maluf, André Hernan, Fernanda Arantes e Rafael Morientes.
Para a estreia, o Prime Video terá um novo estúdio interativo.
O canal de streaming adquiriu um jogo exclusivo por rodada entre os jogos da Liga Forte União (LFU). Será a única partida que não estará disponível nos canais da Globo.