A temporada 2023 do futebol profissional brasileiro tradicionalmente começa com os Campeonatos Estaduais. Há alguns anos, sem a existência das plataformas de streaming e com poucos veículos com dinheiro para investir, era fácil saber onde determinado torneio seria transmitido. No entanto, de uns anos para cá, a divisão vem ficando cada vez maior e, às vezes, fica difícil para o consumidor saber onde o time do coração será transmitido.
Para facilitar a vida dos amantes esporte mais praticado do mundo que estão com saudade do futebol nacional, paralisado em meados de novembro, antes da disputa da Copa do Mundo do Catar, a Máquina do Esporte decidiu listar os detentores dos direitos de transmissão de alguns dos principais Campeonatos Estaduais do país.
O guia está abaixo.
Paulista: O torneio estadual mais forte e disputado do país também é o que mais está distribuído em 2023. Na TV aberta, os direitos são da Record, que também exibirá jogos no R7 e no PlayPlus. Além disso, a TNT Sports também usará três plataformas (TNT, HBO Max e Estádio TNT Sports) e, por fim, ainda haverá transmissões no Paulistão Play, plataforma da Federação Paulista de Futebol (FPF), e no Premiere.
Carioca: Competição disputada pelo Flamengo, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Cariocão voltará à tela da Band na TV aberta em 2023, com transmissões para todo o país. A emissora paulista também exibirá jogos no BandSports e no Bandplay.
Haverá ainda partidas exibidas na Cariocão TV, plataforma de streaming da Ferj no YouTube; no site e no canal no YouTube do site de apostas Betnacional, que adquiriu os naming rights do torneio; e na plataforma de streaming Dale, que promete transmissão ao vivo com menor delay.
Por fim, descontentes com a quantia oferecida para o Flamengo em relação aos outros grandes, Botafogo e Vasco não se acertaram com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e com a Brax Sports Assets, agência responsável pela negociação dos direitos de mídia do Carioca, e fecharam com a Cazé TV, do streamer e influenciador Casimiro Miguel, que transmitirá os jogos dos dois alvinegros como mandantes.
Mineiro: O torneio é um dos poucos que ainda pertence ao Grupo Globo, que detém os direitos para TV aberta (Globo Minas), TV fechada (Sportv) e pay-per-view (Premiere). Além disso, os jogos sem as presenças de América, Atlético e Cruzeiro também serão transmitidos pela NSports, por meio do canal FutebolMineiro.TV, plataforma própria de streaming da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Gaúcho: Assim como o Mineiro, a competição pertence ao Grupo Globo, que detém os direitos para TV aberta (RBS, afiliada à Rede Globo no Rio Grande do Sul), TV fechada (Sportv), pay-per-view (Premiere) e ainda o GE (jogos gratuitos na internet).
Paranaense: O torneio terá 100% dos jogos transmitidos pela plataforma de streaming NSports, por meio do canal FutebolParanaense.TV. Além disso, por conta de um acordo com a NSports, o OneFootball também exibirá todos os jogos do torneio em seu aplicativo e site.
Para os torcedores dos dois representantes do estado na Série A do Brasileirão, outras opções são a TV Coxa Prime (canal oficial do Coritiba, que é operado e gerido pela NSports, e que exibirá todos os jogos do clube) e a Furacão Live (plataforma própria de streaming do Athletico Paranaense, que também exibirá todos os jogos do clube).
Catarinense: O torneio terá a transmissão de uma partida por rodada, aos sábados, na TV aberta, pela NSC TV (apenas para o estado). Além disso, assim como o Paranaense, a competição terá 100% dos jogos transmitidos pela plataforma de streaming NSports, por meio do canal FutebolCatarinense.TV.
Por fim, por conta de um acordo com a NSports, o OneFootball também exibirá todos os jogos do torneio em seu aplicativo e site.
Pernambucano: O torneio terá a transmissão de uma partida por rodada, aos sábados, na TV aberta, pela Globo (apenas para o estado). Além disso, será exibido pela plataforma de streaming DAZN, pela TV FPF, canal da Federação Pernambucana de Futebol no YouTube, e também pelo canal Nosso Futebol (canal disponível na Sky, Claro e DGO) no pay-per-view.
Baiano: Pelo terceiro ano consecutivo, a competição será transmitida pela TV Educativa da Bahia (TVE), disponível em TV aberta para todo o estado. A emissora opera no canal 10, é afiliada da TV Brasil e do Canal Futura, e mantida pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, órgão do governo do estado.
Além da TV aberta, a TVE ainda exibirá as partidas em seu canal no YouTube.
Cearense: O torneio será transmitido pela TV Cidade, afiliada da Record TV e disponível em TV aberta (no canal 8) para todo o estado. Além disso, também será exibido na FCF TV, canal da Federação Cearense de Futebol no YouTube.
Potiguar: O torneio terá transmissão na TV aberta, pela Band RN (apenas para o estado). No canal da emissora no YouTube, os torcedores poderão acompanhar imagens dos jogos da rodada, mas somente aqueles que passarem na TV. Além disso, a competição será exibida pela plataforma de streaming DAZN.
Goiano: O torneio será transmitido pela TV Brasil Central, disponível em TV aberta para todo o estado. A emissora opera no canal 13, é filiada ao Canal Cultura e gerida pela Agência Brasil Central.
Além disso, a competição será exibida pela plataforma de streaming DAZN e pela FGF TV, canal da Federação Goiana de Futebol no YouTube.
Paraense: A competição será transmitida pela TV Cultura, disponível em TV aberta para todo o estado (no canal 2.1). Além disso, a emissora também exibirá os jogos pelo site e ainda no próprio canal no YouTube.