A Paramount adquiriu os direitos de transmissão do UFC nos Estados Unidos em um acordo avaliado em US$ 7,7 bilhões. O contrato, que terá início em 2026 e irá até 2032, encerra a parceria da organização de MMA com a ESPN, vigente desde 2019.
A nova fase inclui a exibição de eventos principais e secundários do UFC tanto na plataforma de streaming Paramount+ quanto na rede de TV aberta CBS. Segundo o acordo, a Paramount será responsável por transmitir 13 eventos numerados por ano e 30 edições do UFC Fight Night.
Os eventos estarão disponíveis para assinantes do Paramount+ sem custo adicional, marcando o fim do modelo de pay-per-view (PPV) vigente atualmente para a atração nos Estados Unidos.
Oportunidade
Para a TKO, dona dos direitos comerciais da liga de artes marciais mistas, o novo contrato trará oportunidades comerciais interessantes para a empresa.
“A Paramount é um parceiro de alcance significativo. Nosso novo acordo desbloqueia oportunidades interessantes na TKO para os próximos anos, como economia relevante para investidores, inventário premium para marcas globais e maior engajamento com a base de fãs do UFC”, declarou Mark Shapiro, presidente e diretor de operações da TKO.
“E, tão importante quanto, nossos atletas vão gostar desse novo palco”, completou o executivo.
A Paramount destacou o maior alcance de público que terão os eventos do UFC com o novo acordo com a empresa, após a liga de lutas abandonar o modelo de PPV na comercialização de suas competições.
“A vantagem da Paramount está no alcance expansivo de nossas plataformas lineares e de streaming”, analisou David Ellison, CEO da Paramount, que anunciou seu primeiro acordo de direitos esportivos desde oficializar a fusão com a Skydance na última quinta-feira (7).
“Esportes ao vivo continuam sendo um pilar da nossa estratégia, impulsionando engajamento, crescimento de assinantes e fidelidade de longo prazo. A adição dos eventos do UFC é uma grande conquista”
David Ellison, CEO da Paramount
ESPN
A ESPN, braço esportivo do Grupo Disney, mantinha os direitos do UFC desde 2019, com um contrato que incluía transmissões em canais lineares e no pay-per-view.
A emissora teve uma janela exclusiva de negociação entre janeiro e abril de 2025, mas não conseguiu finalizar um novo contrato desses direitos.
O UFC buscava um valor superior a US$ 1 bilhão por ano, o que foi alcançado com os US$ 1,1 bilhão anuais oferecidos pela Paramount. Esse montante é mais do que o triplo dos US$ 315 milhões que eram desembolsados pela ESPN.