Um estudo recente da Samsung Ads, braço de publicidade em Smart TVs da marca de produtos eletrônicos, mostrou que 93% dos fãs de futebol e automobilismo preferem consumir conteúdos esportivos no streaming. Segundo o levantamento, 56% preferem a TV linear, enquanto 34% são gamers.
A base da pesquisa foram os consumidores da marca que utilizam CTVs (TVs conectadas), que hoje somam 20,3 milhões de unidades no Brasil.
O consumo diário médio por dispositivo do gênero dos mais engajados chega a 3 horas para as mulheres e 4 horas para os homens. O futebol segue liderando a audiência esportiva nas Smart TVs da Samsung, seguido por automobilismo, vôlei, basquete e skate.
“O esporte tem se mostrado uma das principais categorias de audiência e, por consequência, de engajamento na nossa base de Smart TVs”, disse Essio Floridi, diretor sênior de vendas da Samsung Ads para o Brasil.
De acordo com a marca, mais de 7 milhões de dispositivos ativos consomem esportes regularmente, o que representa 28 milhões de consumidores. A região que mais consome futebol é a Sudeste, seguida por Nordeste e Sul.
Quem é fã de esporte também consome outros produtos de entretenimento, como filmes e séries de ação, aventura, comédia e romance. Esse público também é praticante de esportes, como futebol, caminhada e corrida. Além disso, adora ouvir música, é apaixonado por churrasco e viagens à praia.
Outras modalidades
O automobilismo é o segundo esporte mais assistido, impulsionado pela Fórmula 1, que registrou maiores audiências nos GPs de São Paulo, do Canadá e da Cidade do México. A Região Sudeste se destaca, seguida por Sul e Nordeste.
O vôlei também ter perfil semelhante entre as regiões. Ambos os públicos também são praticantes de esporte e têm a caminhada como atividade predileta.
O basquete, por sua vez, atrai os mais jovens, com a audiência se destacando em jogos da seleção brasileira e em partidas da NBA. Esse público também gosta de filmes e séries de ação, aventura, ficção científica e suspense. Curiosamente, quem assiste a basquete prefere jogar futebol como atividade favorita.
Já o skate também é destaque entre a Geração Z. Os eventos que mais atraem esse público são as disputas de skate street masculino e skate park feminino. O SLS Super Crown, que foi disputado em São Paulo nos últimos dois anos, é a competição mais aguardada pelos fãs da modalidade. O Sudeste concentra o principal público, seguido por Nordeste e Sul.
O tênis, por sua vez, é mais assistido durante os grandes torneios, sendo os principais Roland Garros e as disputas da modalidade durante as Olimpíadas. Aqui, o Sudeste se destaca, seguido de Sul e Nordeste. Esse público gosta de praticar esporte, sendo a corrida a principal atividade.
Publicidade
Segundo uma pesquisa da Comscore, 58% dos espectadores se recordam de anúncios exibidos antes de conteúdos assistidos nas Smart TVs.
Desse público, 31% pesquisam na internet sobre os produtos anunciados. Por fim, 17% fazem compras influenciados pela publicidade vista durante alguma transmissão esportiva.