Uma pesquisa feita pela Zoox Smart Data mostra que 53% da população do país pretende assistir aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela televisão linear. Já o streaming, badalado nos últimos tempos, será a opção de apenas 15% dos brasileiros. O levantamento da empresa de tecnologia aconteceu de 11 a 15 de julho e ouviu 53 mil pessoas.
Para Fernando Fleury, CEO da Armatore Market + Science e colunista da Máquina do Esporte, os dados não surpreendem, já que a maior parte da população brasileira ainda prefere meios tradicionais para se informar e entreter.
“A TV aberta ainda é predominante no Brasil. Estamos sempre acostumados a pensar na TV por assinatura ou no streaming, por vivermos nos grandes centros ou por pensarmos que todos possuem acesso à internet de alta velocidade”, afirmou o executivo, PhD em Comportamento do Consumo, em entrevista à Máquina do Esporte.
Segundo ele, principalmente devido à praticidade do celular, o público, hoje, tem acesso parecido à TV linear e à internet.
“Não tenho dados recentes, mas, em 2021, a TV linear tinha alcance de 95% e, em 2023, a internet chegava a 84% das pessoas”, contou Fleury.
“Porém, boa parte da população brasileira acessa a internet via celular em planos pré-pagos. Com isso, só acessa durante metade do mês, e o acesso ao streaming também fica reduzido”, acrescentou.
Ao vivo
De acordo com Fleury, essa predominância faz a TV linear, principalmente a aberta, investir em programação ao vivo com foco no entretenimento, em eventos esportivos e shows.
Para Rafael Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data, que realizou a pesquisa, além da barreira tecnológica ao acesso, a tradição tem um forte peso em como o brasileiro gasta seu tempo livre.
“Mesmo com a forte digitalização do entretenimento e até da publicidade, o brasileiro se atém ao costume e tradição enraizada de assistir aos Jogos Olímpicos na televisão. É algo que não dá pra explicar somente com dados. É cultura”
Rafael Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data
Interesse ou não
Sem nenhuma surpresa, futebol e vôlei foram os dois esportes apontados como os que despertam maior interesse da população em acompanhar durante Paris 2024. Com forte tradição de conquista de medalhas, o vôlei conta com a preferência de 17% das pessoas.
Ginástica artística e surfe, outras modalidades em que o Brasil tem grandes chances de medalha, surgem logo a seguir.
Por outro lado, há uma forte corrente de quem não pretende assistir a nenhuma competição durante as Olimpíadas. Um total de 27% dos brasileiros disseram não ter interesse no evento.
A pesquisa da Zoox foi realizada em todo o território nacional por meio do smart wi-fi, tecnologia que, segundo a empresa, “coleta, organiza, qualifica e extrai dados dos seus clientes de forma consensual e gera insight”.
“É uma tecnologia importante para locais com grande fluxo de pessoas e que também traz benefícios para qualquer segmento que disponibilize uma rede de acesso à internet”, explicou Albuquerque.