Superchat da Cazé TV vira palco para venda de serviços e “fere” Fifa

As transmissões ao vivo das partidas da Copa do Mundo do Catar, realizadas pelo influenciador Casimiro na Cazé TV em parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), têm batido recordes de audiência e alcançado repercussão até no exterior. 

Mas nem tudo é perfeito nesse universo das mídias digitais. Durante as transmissões das partidas, o Superchat (ferramenta paga que permite destacar comentários no YouTube) da Cazé TV vem sendo inundado por anúncios de vendas de serviços de todos os tipos, inclusive de natureza “erótica”. 

Embora não estejam propriamente dentro dos vídeos do influenciador, essas propagandas são uma informação que acaba chegando a muitos espectadores finais. Não para todos, mas a quem assiste às transmissões pelo desktop ou deixa o Superchat aberto na TV ou no celular.

Uma das principais preocupações da Fifa é a de evitar qualquer conteúdo que possa manchar a imagem da competição e das transmissões oficiais. Por esse motivo, por exemplo, ela impôs restrições duras ao uso de mensagens com conteúdo mais politizado durante as partidas e demais eventos da Copa do Mundo. 

Da mesma forma, é a causa pela qual emissoras como a Globo utilizam a geração de caracteres oficial da entidade, como o cronômetro com contagem da partida até os 90 minutos, que não é parte da cultura brasileira, mas é adotado pela Fifa. 

Durante a transmissão de França x Marrocos, na última quarta-feira (14), uma usuária deixou em destaque, durante alguns minutos, o seguinte anúncio de serviços eróticos: “Vem me conhecer e receber um presentinho. Tá esperando o que, mozão?”. E outros tipos de anúncios de vendas costumam ser turbinados no Superchat das lives da Cazé TV. 

Procurada, a LiveMode, responsável pelas transmissões do canal, alegou inicialmente que o anúncio inapropriado não teria relação “com a live ou o conteúdo exibido em si que está sendo exibido”.

Em sua página de suporte, o Google, proprietário do YouTube, informa que o Superchat é uma ferramenta destinada a gerar receita aos canais.

“Super Chats e Super Stickers aparecem como mensagens coloridas no feed do chat ao vivo. Quando um espectador faz uma compra, a foto do perfil dele fica na parte de cima do feed. O tempo de permanência da foto nesse lugar depende do valor da compra. Quanto mais o espectador gastar, mais tempo os Super Chats ou Super Stickers ficarão no topo do feed do chat”, diz o texto. 

Portanto, apesar de a empresa ter alegado que a Cazé TV não tem relação com esse conteúdo, no fim das contas é o canal que fatura com esse tipo de comentário priorizado em seu chat. O suporte do Google também explica que existe a possibilidade de moderar quaisquer postagens feitas por usuários, mesmo no Superchat. Questionada posteriormente a respeito desse aspecto, a LiveMode optou por não se pronunciar.

Curiosamente, dentro do chat, toda transmissão da Cazé TV deixa destacado o link para o Fifa+, serviço de streaming da Fifa que transmite todas as partidas do Mundial e que tem no influenciador Casimiro um de seus garotos-propagandas.

Sair da versão mobile