Um dos principais, senão o principal, influenciador digital do futebol brasileiro na última década, Bruno Carneiro Nunes é uma das celebridades confirmadas no Grupo Camarote do Big Brother Brasil 2023 (BBB 23), da Rede Globo.
Quem lê esse nome talvez nem faça ideia de quem se trata a pessoa. No entanto, se mencionarmos seu apelido, acompanhado do canal do YouTube onde atua, todos os fãs de futebol das novas gerações saberão. Fred, do Desimpedidos, tornou-se uma das grandes celebridades desse esporte fora dos gramados.
Atualmente, ele é o rosto de inúmeros projetos desenvolvidos nessa área pela Network Brasil (NWB), que se converteu na maior produtora de conteúdo digital sobre futebol do país. Os produtos estrelados por Fred incluem podcasts, coberturas de torneios e campeonatos com a participação de famosos (como a Copa Desimpedidos). Sem contar parcerias publicitárias.
O BBB 23 começará na próxima terça-feira (16). O Camarote é o grupo de celebridades que integram o elenco do reality show, que estreou em 2002 e está em sua 23ª edição. Em suas redes, a content tech repercutiu sobre a “convocação” de seu “camisa 10” para o programa, que é uma das principais atrações da TV aberta na atualidade.
Aposta em influenciadores
Nos últimos anos, mesmo com o programa sendo exibido na TV aberta, a Globo tem procurado selecionar para o BBB celebridades cuja fama não está restrita apenas aos meios analógicos. O número de seguidores no Instagram e a capacidade de mobilização digital do candidato costumam ser decisivos para a emissora levá-lo para a “casa mais vigiada do Brasil”. A ideia é criar repercussão e engajamento nas redes em torno do programa, gerando conteúdo para diferentes plataformas.
No caso de Fred, que tem proximidade com muitas estrelas do futebol, sua participação cria a chance de que ele possa mobilizar a torcida virtual de craques com milhões de seguidores. Um dos espectadores mais assíduos e ativos do programa, por exemplo, é o atacante Neymar, que costuma fazer postagens recorrentes a respeito do BBB, gerando discussões intermináveis entre suas centenas de milhões de fãs.
Terreno traiçoeiro
Houve um tempo em que reality shows costumavam ser uma porta certeira para o sucesso. Em seus anos iniciais, o formato permitiu que figuras até então desconhecidas, como Grazi Massafera, Sabrina Sato e Kleber Bambam, firmassem contratos com grandes emissoras, tornando-se astros no Brasil.
Ao mesmo tempo, celebridades que não estavam em suas melhores fases, como o cantor Supla (que brilhou no primeiro reality do Brasil, a extinta Casa dos Artistas, do SBT), tiveram a chance de se reinventar e trilhar caminhos mais sólidos e sustentáveis na estrada da fama.
Mas isso foi antes de as redes sociais passarem a pautar os rumos desse tipo de programa. Nas últimas edições, a participação de famosos no BBB nem sempre tem sido a chave para um sucesso maior, sobretudo para pessoas com carreiras consolidadas.
Casos como o da cantora Karol Conká, que entrou no BBB 21 cotada como uma das favoritas ao prêmio, mas acabou sendo eliminada com 99,17% de rejeição, demonstram o quanto o formato pode ser traiçoeiro para as celebridades.
Nessa mesma edição, o cantor Projota, que tinha torcida declarada de Neymar, também caiu em desgraça com o público e foi retirado da casa com 91% dos votos populares.
Mais do que a rejeição na votação, comportamentos e declarações feitas pelos participantes diante das câmeras podem gerar estragos violentos em suas imagens, que acabam se tornando difíceis de serem reparados.
Se o jeito descontraído e espontâneo de Fred cairá nas graças do público e do tribunal do Twitter, só o tempo dirá. Enquanto isso, é bom se preparar para muitos conteúdos relacionados ao reality show nas redes do influenciador, principal motivo para sua ida até o programa.