A Xsports fazia sua estreia no YouTube na tarde de quinta-feira (2), com a transmissão de Corinthians x Independiente Del Valle, pela Libertadores Feminina, com Milton Leite conversando com o comentarista Mauro Beting sobre a estreia da empresa de mídia no digital.
“Estamos no YouTube, hein? Já colocou aquele sinalzinho, apertou o sininho, já ligou para seu amigo, já se cadastrou? Avise todo mundo”, afirmou o narrador.
“Lá nas redes sociais estavam cobrando: ‘E aí? Não vão fazer nada no YouTube?’ Estamos fazendo”, completou Leite, no início da transmissão, quando as jogadoras se cumprimentavam após entrarem em campo.
Comunicado
Estranhamente, logo depois, o sinal saiu do ar e não voltou mais. Procurado pela Máquina do Esporte, o YouTube não se pronunciou. Já a Xsports não esclareceu qual teria sido o problema. A empresa soltou apenas um comunicado oficial sem conseguir explicar o que tinha acontecido.
“O time da Xsports pede desculpas a todos os fãs e torcedores que gostariam de assistir às nossas transmissões no Youtube. Por motivos fora do nosso controle, nossos conteúdos foram derrubados de forma sistemática apesar de, contratualmente, a Xsports ter todos os direitos e autorização para transmitir os eventos”, informou a empresa de mídia.
“Gostaríamos de ter feito uma estreia fantástica para todos, democratizando o acesso ao esporte, nossa missão aqui na Xsports. Infelizmente, por motivos externos, fomos impossibilitados. Pedimos desculpas mais uma vez”, acrescentou o comunicado.
Razão
A queda do sinal pode acontecer por dois motivos. No primeiro, a empresa poderia não ter os direitos da transmissão em plataformas digitais. Sem essa autorização, o YouTube automaticamente derruba o sinal. No entanto, a Xsports adquiriu esses direitos.
Por que, então, o sinal caiu? Segundo a Máquina do Esporte apurou, a segunda hipótese foi a verdadeira causadora do problema.
Quando um canal compra os direitos de mídia de uma competição, avisa a entidade organizadora do torneio ou a agência de marketing responsável pela negociação os canais que serão utilizados na transmissão. É uma espécie de identificação dos veículos autorizados a divulgar o sinal da competição, que são cadastrados em uma plataforma.
Essa segurança acontece justamente para que sejam derrubadas as transmissões piratas, que trazem prejuízo tanto para as entidades esportivas como para as empresas de mídia.
Houve falha da Xsports em avisar que iria exibir a Libertadores Feminina no YouTube (possivelmente a empresa ainda não tivesse seu canal digital formatado na época) ou da FC Diez Media, agência de marketing parceira da Conmebol para a negociação desses direitos, em incluir o endereço do parceiro na lista de plataformas autorizadas.
Por essa razão, quando o YouTube detectou uma transmissão que não estava na lista de empresas autorizadas, derrubou o canal automaticamente.