Warner anuncia renovação do contrato de direitos de transmissão da Champions League até 2026/2027

Atacante brasileiro Rodrygo, do Real Madrid, comemora gol contra o Napoli - Reprodução / Instagram (@realmadrid)

A Warner Bros. Discovery (WBD) anunciou, durante a transmissão de Real Madrid x Napoli, pela TNT Sports, a renovação do contrato de direitos de TV da Champions League. O jogo foi válido pela fase de grupos do torneio. Com isso, a empresa de mídia exibirá o principal torneio europeu de clubes no triênio que irá de 2024/2025 a 2026/2027.

“Com o novo acordo, vamos para pelo menos mais três temporadas como a Casa da Champions League no Brasil. Temos uma história linda com o campeonato e fazemos tudo com o carinho e a dedicação que a maior competição de clubes do mundo merece.”, afirmou Diego Vieira, head de Esportes da Warner Bros. Discovery no Brasil. “

Os direitos de transmissão da Champions League estão em poder da Warner no Brasil desde a temporada 2015/2016. Com a renovação do acordo, o grupo de mídia ficará com o torneio por pelo menos 12 temporadas consecutivas. Com a renovação do acordo, as transmissões da Champions seguirão na HBO Max (streaming) e na TNT e Space (TV fechada).

“É uma responsabilidade enorme e essa renovação é uma conquista de todos os milhões de fãs que fazem da Champions na TNT Sports esse sucesso de muitos e muitos anos. A competição agora se renova com um novo formato, e tenho certeza de que será ainda melhor para quem ama a Champions no Brasil”, declarou Vieira.

Formato

Um desafio a mais para a Warner na transmissão da Champions será a mudança de formato da competição, que começará na próxima temporada. Haverá a participação de 36 equipes, quatro a mais do que atualmente.

Cada clube disputará oito jogos na primeira fase, dois a mais do que no formato atual. Não haverá divisão de grupos, como tradicionalmente ocorre na competição. Os times se enfrentarão em um formato tradicional de liga, com quatro jogos em casa e quatro fora.

Os oito melhores classificados avançarão diretamente às oitavas de final. Os times que ficarem do 9º ao 24º lugar disputarão um playoff com oito vagas para a segunda fase.

A partir daí, todo o sistema de mata-mata será no modelo atual, com jogos de ida e volta até a semifinal. A decisão será em partida única, em campo neutro.

A Warner adotou há duas temporadas a estratégia de exibir todos os jogos da Champions em sua plataforma de streaming, com partidas selecionadas (em geral as principais da rodada) nos canais TNT e Space.

Ainda não está definido se isso valerá com o novo formato. No entanto, segundo a Máquina do Esporte apurou, a tendência é de que a empresa redobre esforços para que, mesmo com mais partidas na competição, todas sejam exibidas para o público brasileiro.

A chave para isso é que o novo formato de disputa permitirá mais confrontos entre os principais clubes europeus ainda na primeira fase da competição, o que também ajudará a alavancar a audiência dos canais da Warner.

“Transformar a forma como o Brasil se relaciona com a Champions foi algo que prometemos lá em 2015, e a cada ano ou a cada renovação temos a certeza de que estamos cumprindo essa promessa.  Com a Champions, a TNT Sports quebrou recordes de audiência em todas as plataformas e hoje é fácil perceber a relação apaixonada que fãs de diferentes idades têm com a competição”, afirma Vieira.

“Pudemos realizar tudo isso com a nossa essência e o nosso DNA, criando uma linguagem única, que se conecta profundamente com o torcedor. Nós contamos as histórias proporcionadas pela Champions da nossa maneira, com a emoção e com o carinho que elas merecem”, acrescenta.

Comercial

Acertada a renovação de contrato, a Warner já busca desde já potenciais anunciantes para as transmissões das próximas edições da Champions. Segundo a empresa de mídia, as entregas comerciais serão fortalecidas pelo novo formato da competição.

“Já iniciaremos o ano de 2024 incluindo as entregas dos breaks no streaming, formato que será potencializado com a nova UCL, com um novo formato de chaveamento, jogos importantes durante todo o campeonato e um número maior de partidas”, explica Roberto Nascimento (Naná), VP de vendas publicitárias da WBD.

“Isso já nos leva a pensar em novas entregas comerciais, sempre com foco em sermos mais eficientes criando a conexão das marcas com nossos fãs em todas as plataformas”, acrescenta o executivo.

TV aberta

Ainda não está definido quem ficará com a competição na TV aberta. Atualmente, a Champions League é transmitida pelo SBT, e há o interesse da própria Uefa para que o torneio continue gozando desse tipo de visibilidade no Brasil.

Por conta dessa expectativa da entidade que comanda o futebol europeu, é pouco provável que a competição deixe a TV aberta, mas ainda não há definição se o evento continuará no SBT.

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