A Xsports lançou, nesta quarta-feira (6), em um evento em São Paulo (SP) para imprensa, indústria do esporte e mercado anunciante, a equipe e as atrações que terá a partir do dia 16 deste mês, quando o primeiro canal esportivo da TV aberta do Brasil entrará oficialmente no ar com transmissões de eventos.
O empreendimento é capitaneado pelo empresário Beto Garcia, um dos sócios da Kalunga, antiga patrocinadora do Corinthians.
“Como está muito tranquila a coisa no varejo, a gente resolveu ter um pouco mais de emoção na vida e fazer esse projeto”, brincou o empresário, que atuará como CEO da Xsports.
Segundo o empresário, o planejamento de criar um canal de TV aberto totalmente voltado para conteúdos esportivos já vinha sendo feito há dois ou três anos.
“Compramos a antiga MTV, que era um canal de TV aberto. Vou dar um spoiler: já somos a quinta maior rede do país. Temos uma capacidade de atingir 150 milhões de espectadores, fora as plataformas digitais. Então, é um grande canhão”, destacou Beto.
A emissora, que usará o canal 32 UHF, também terá como sede o histórico prédio da antiga MTV, no Sumaré (zona oeste de São Paulo), ao lado da ESPN. Por lá também já funcionaram o SBT e a antiga TV Tupi, pioneira na TV brasileira.
Atrações
A proximidade do canal esportivo da Disney, aliás, rendeu alguns acordos de sublicenciamento com a vizinha. Foi o caso de Premier League e EFL Championship (Inglaterra); LaLiga e Copa do Rei (Espanha); Serie A (Itália); Liga Portugal e Copa da Alemanha.
O canal também terá Bundesliga (Alemanha), além de eventos importantes de outras modalidades. É o caso de Diamond League (atletismo); Nascar (automobilismo); NBB e Euroliga (basquete); Liga dos Campeões da Europa (vôlei) e Global Champions Tour (hipismo).
“Na TV aberta, temos a oportunidade de democratizar [o acesso]. Porque, quem não tem condições de pagar um pay-per-view ou assinar um streaming, não tem oportunidade de ver esses campeonatos que vamos trazer para o povão”, afirmou Beto Garcia.

Brasil
A ideia é contar ainda com mais competições nacionais na grade de programação. No entanto, neste momento de lançamento do canal, direitos como os do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonatos Estaduais importantes, como o Paulistão, não estão disponíveis para negociações.
Executivos da área comercial, de comunicação e de marketing de entidades como Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) marcaram presença no lançamento.
“Acho que o nosso canal vem para contribuir com o esporte no geral. Vamos também conversar com o COB [Comitê Olímpico do Brasil]. Acho muito legal dar voz e oportunidade aos novos talentos”, destacou Beto Garcia.
“Todo mundo idolatra a Rebeca [Andrade] depois que ela é medalhista de ouro [nas Olimpíadas]. Mas e a história da Rebeca antes disso? Queremos pegar mais Rebecas e contar essa história desde o comecinho, e dar oportunidade para esse pessoal aparecer. É isso o que queremos fazer com o esporte olímpico”, completou.
Equipe
A Xsports terá nomes conhecidos do mercado televisivo, como Milton Leite, Mauro Beting (que terá a companhia do filho, Gabriel Beting), Álvaro José, Dudu Monsanto, Elaine Trevisan, Bira NWB, Raí Monteiro, Danilo Castro, Rodrigo Lazarini, Antonio Marcos, Rodrigo Seraphim e Pedro Oliveira. Também integram o elenco José Neto, Lipe, Digão e o ex-jogador Cristian Baroni, com passagens por Corinthians e Grêmio.
“É um projeto pioneiro. Você pegar do zero e ajudar a construir um canal é muito motivador”, contou Milton Leite à Máquina do Esporte.
“Além disso, o que tenho sentido nesses primeiros movimentos dentro do canal é que é uma equipe muito jovem. Então, eles passam para você uma energia, que eu acho difícil não dar certo”, acrescentou o narrador, que deixou a Globo em 2024 e, neste ano, narrou o Campeonato Paulista pelo UOL.
Além das narrações esportivas, a Xsports quer aproveitar Milton Leite também durante a programação semanal. Uma das ideias é criar um programa de entrevistas chamado “Café com Leite”, apresentado pelo jornalista. O formato ainda está sendo discutido.
“Foi uma possibilidade que surgiu quando a gente começou a conversar, porque tenho experiência de outros canais, de fazer programa de entrevistas. Fiz o Bola da Vez na ESPN e o Grande Círculo no Sportv. Eles falaram se era uma coisa viável. Eu falei que sim”, afirmou Milton.

Mercado
Como forma de atrair o mercado anunciante, a Xsports oferece diversas possibilidades de ativações comerciais.
“Já falamos com cerca de 45 a 50 dos grandes anunciantes e com muitas agências também. Temos algumas coisas já engatilhadas, algumas já assinadas. Mas ainda não temos a liberação para divulgar”, revelou Thiago Garcia, diretor comercial da Xsports.
“O que posso dizer é que a recepção do projeto é muito positiva”, acrescentou.
O executivo da emissora sabe do desafio de atrair as marcas com o lançamento do canal no segundo semestre do ano, quando boa parte do orçamento das agências de publicidade e dos grandes anunciantes já está comprometida para o restante do ano.
“Tem marcas que não têm campanha agora ou que estão terminando alguma campanha ou que já compraram mídia”, apontou o diretor comercial.
“Mas tem uma coisa: somos um canal novo e, quem estiver com a gente nesse começo, vai estar impulsionando e se associando a um projeto novo que eu tenho certeza de que vai ter muito sucesso”, completou.
Geração Z
A Xsports também estará presente nas principais plataformas digitais, como YouTube, TikTok, Instagram, Facebook e X (antigo Twitter).
A ideia é adaptar conteúdos para esses ambientes on-line, como forma de atrair a Geração Z para se engajar com o canal.
“Nosso comportamento nas plataformas vai ser o mesmo da TV aberta: disputar esse território com outros. Acho que isso é sadio. Hoje, o cardápio é muito grande. Isso só beneficia o telespectador”, concluiu Beto Garcia.