YouTube anuncia Brasileirão na CazéTV com 7 cotas vendidas e jogos compartilhados com Record

Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina durante o Brandcast Preview - Adalberto Leister Filho/Máquina do Esporte

Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina durante o Brandcast Preview - Adalberto Leister Filho/Máquina do Esporte

O YouTube oficializou nesta quarta-feira (9) a aquisição de um pacote de 38 jogos para a transmissão do Campeonato Brasileiro na CazéTV a partir do ano que vem. O acordo é válido de 2025 a 2027 e prevê a exibição de uma partida por rodada, a mesma que também irá passar na Record, que já havia revelado a novidade no mês passado.

O anúncio foi feito durante o  Brandcast Preview, na sede do YouTube Brasil, em São Paulo, evento anual da empresa de tecnologia com o mercado e a imprensa, no qual são anunciadas as novidades e os principais dados da plataforma nos últimos meses.

“Eu tenho a honra de anunciar que a gente vai ter Brasileirão no YouTube em 2025. A gente tem um acordo com a Liga Forte União [LFU]. Trazemos o potencial todo que temos do futebol da connect TV, desse consumo desta nova era e juntar com o esporte e continuar fomentando um ecossistema aberto, democrático e acessível”, afirmou Patrícia Muratori, diretora do YouTube na América Latina.

“Estamos falando de mais conteúdo de graça para mais brasilerios poderem continuar consumindo o conteúdo que ama, no formato que prefere, da maneira como quiser”, acrescentou.

Patrocinadores

Para o Campeonato Brasileiro, o YouTube negociou sete cotas de patrocínio: Stellantis, Casas Bahia, Claro, Unilever, McDonald’s, Hypera e PagBank. Do lado da CazéTV, haverá mais duas cotas, dos setores de bebidas e apostas.

“O Brasileirão vem compor uma grade anual. Temos garantia de futebol ao vivo de qualidade para o brasileiro de janeiro a dezembro em praticamente toda semana do ano”, afirma Victor Machado, head de esportes do YouTube Brasil.

O pacote oferecido ao mercado inclui inserções durante as transmissões no YouTube, integração da marca nas transmissões ao vivo e entregas nas redes sociais da CazéTV. Além disso, as empresas também poderão ter destaque nas páginas iniciais da plataforma de vídeos (masthead) e na prateleira de produtos do canal em jogos ao vivo.

Pacotes

Além de YouTube e Record, a LiveMode, agência contratada para negociar os direitos de transmissão dos times da LFU, disponibilizou mais dois pacotes de jogos ao mercado. Um deles, de 38 partidas, já foi contratado pela Amazon, que pretende exibir jogos no Prime Video, sua plataforma de streaming.

Já o terceiro pacote ainda está sendo negociado no mercado. Esse pacote pode ter em média até quatro jogos por rodada a depender do número de clubes da LFU que integrem a primeira divisão a partir de 2025.

Atualmente o bloco conta com 12 times na elite, mas esse número pode se manter ou encolher, a depender de quem subir ou cair da primeira divisão.

Já a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que atualmente conta com oito times na primeira divisão, vendeu seus jogos, em todas as plataformas, para o Grupo Globo.

Escolhas

Segundo o YouTube, como forma de os pacotes da LFU serem mais atraentes, haverá revezamento de escolha dos jogos, a cada rodada, entre detentores de direitos. Assim, Record e YouTube, em consenso, terão o direito de fazer a primeira escolha a cada três rodadas. Na jornada seguinte, o privilégio passa ao Prime Video e, na rodada seguinte, ao terceiro parceiro, que ainda não foi definido.

Para que nenhum parceiro de transmissão fique desfavorecido, também está previsto em contrato que haverá número mínimo e máximo de jogos exibidos para cada TV. Assim, todos terão a oportunidade de exibir ao vivo partidas do Corinthians, por exemplo, hoje o principal atrativo entre os clubes do Forte União.

Caso se mantenha na primeira divisão (atualmente integra o Z4), o Corinthians poderia ter até 30 jogos a serem disponibilizados nos pacotes da LFU ao mercado. Em um mundo perfeito, daria 10 partidas para cada detentor de direitos.

Pela Lei do Mandante, a LFU teria os 19 jogos do Timão em casa e, caso mantenha sua representatividade atual na Série A, mais 11 jogos do Corinthians contra as demais equipes do Forte União.

O mesmo ocorreria com o Flamengo, que embora não integre a LFU, teria 12 partidas como visitante integrando esse pacote de direitos do bloco de clubes. Nesse caso, cada parceiro do Forte União poderia exibir até quatro jogos do Rubro-Negro por temporada.

Sair da versão mobile