Dorna Sports estende acordo para cuidar dos direitos comerciais da MotoGP até 2060

Atual bicampeão da MotoGP, italiano Francesco Bagnaia é o vice-líder da temporada 2024 - Reprodução / Instagram (@motogp)

A Dorna Sports assinou um novo acordo com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para continuar responsável pela gestão dos direitos comerciais da MotoGP, principal categoria do motociclismo mundial, até 2060. Pelo contrato, a agência espanhola também permanecerá promovendo o Campeonato Mundial de Superbike, a MotoE, o Campeonato Mundial JuniorGP e o Campeonato Mundial Feminino (Circuit Racing).

“Este é um momento extremamente importante e que proporciona clareza e segurança a longo prazo em relação ao auge do motociclismo. Isso não é importante apenas para todos os que estão diretamente envolvidos na MotoGP, mas também para a comunidade mais ampla do motociclismo que colhe os benefícios do estatuto global, do valor e da presença desta série líder”, afirmou Jorge Viegas, presidente da FIM.

“A colaboração contínua e cada vez mais estreita entre a FIM, a Dorna Sports e outras partes interessadas importantes é algo que foi construído ao longo de muitos anos. A confiança e a cooperação que agora existem, juntamente com este acordo de longo prazo, oferecem grandes bases para o desenvolvimento futuro da MotoGP e todos os campeonatos relacionados”, completou o executivo.

Com a extensão, a Dorna Sports chegará a quase 70 anos à frente da MotoGP, uma vez que promove e cuida de todos os assuntos comerciais da categoria desde 1992.

“Estamos muito orgulhosos de anunciar este acordo com a FIM. É uma notícia fantástica para o esporte e para nossos fãs ao redor do mundo que esta parceria continuará garantida. Construímos algo verdadeiramente especial e continuaremos a fazer o esporte crescer ainda mais, trabalhando juntos”, salientou Carmelo Ezpeleta, executivo-chefe da Dorna Sports.

“Ser capaz de chegar a um acordo de longo prazo acrescenta um valor incrível para a MotoGP. No panorama desportivo e de entretenimento de hoje, o nível de consenso que desfrutamos na MotoGP é algo de que temos o privilégio de fazer parte e estabelece bases fantásticas para o nosso desporto continuar a sua trajetória de crescimento. Esperamos tornar a MotoGP ainda maior e melhor do que nunca à medida que continuamos a nossa parceria”, acrescentou.

Vale lembrar que a renovação do acordo por um período de mais de três décadas ocorre no momento em que a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, trabalha para concluir a compra da MotoGP. O negócio, que permitirá à empresa norte-americana adquirir cerca de 86% da agência espanhola, gira em torno de US$ 4,5 bilhões.

No final de agosto, a Liberty Media anunciou a venda de 10,65 milhões de ações, que gerarão pouco mais de US$ 825 milhões para a empresa com o objetivo de financiar o investimento. A aquisição deverá ser concluída ainda neste ano, mas, apesar disso, a Dorna continuará sendo uma empresa independente.

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