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MotoGP busca refinanciar dívida de € 1,125 bilhão após venda à Liberty Media

Nova gestão tenta reestruturação financeira e replicar modelo de crescimento da Fórmula 1, mas enfrenta desafios comerciais

Os irmãos Álex e Marc Márquez disputam a liderança do GP da Itália de MotoGP - Reprodução / Instagram @motogp

Marc Márquez e Francesco Bagnaia disputam a liderança do GP da Itália de MotoGP - Reprodução / Instagram (@motogp)

A MotoGP está passando por uma reestruturação financeira de grande escala após sua aquisição pela Liberty Media, dona da Fórmula 1.

A Dorna Sports, empresa que detém os direitos comerciais do campeonato mundial de motovelocidade, lançou uma operação de refinanciamento de € 1,125 bilhão em dívidas, com o objetivo de melhorar sua posição financeira e preparar o terreno para uma expansão global.

A operação inclui uma emissão de dívida de € 800 milhões, com vencimento em 2032, Além disso, a empresa lançou uma linha de crédito rotativo de € 100 milhões e obteve um empréstimo de longo prazo de € 200 milhões, ambos com vencimento em 2030.

Alavancagem

A agência Moody’s concedeu à Dorna uma classificação Ba3, o que significa que a possibilidade de pagamento da dívida da companhia está vulnerável a condições econômicas adversas, embora ainda haja alguma capacidade fazer frente a essas obrigações. 

Com a aquisição de participação majoritária pela Liberty Media, porém, a perspectiva é de estabilidade, com alta possibilidade de novas receitas, graças a contratos de longo prazo, margens operacionais de 37% e forte geração de caixa.

Apesar da estrutura enxuta e da base de fãs em crescimento, a MotoGP enfrenta desafios: alavancagem elevada, dependência de contratos regionais e risco de interrupções geopolíticas no calendário.

A Moody’s projeta uma alavancagem bruta ajustada de 5,4 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização ) em 2025. Há previsão de queda para 3,6 vezes até 2027, número aceitável para uma liga com previsão estável de receitas.

Venda

A aquisição pela Liberty Media foi concluída em julho, após aprovação da Comissão Europeia, órgão responsável por aplicar regras de concorrência na União Europeia (UE) .

O negócio envolveu a compra de 84% da Dorna por € 4,2 bilhões. A nova administração pretende aplicar o modelo de sucesso da Fórmula 1, ampliando o alcance comercial da MotoGP e fortalecendo sua base de fãs com lançamento de iniciativas e produtos voltados para a conexão com a Geração Z.

Em meio à reestruturação, a Dorna reduziu seus prejuízos em 57% em 2024, encerrando o ano com perdas de € 12 milhões, reflexo de um calendário afetado pelo cancelamento de etapas na Índia, Cazaquistão e Valência.

A expectativa do mercado é de que a nova fase da MotoGP traga mais estabilidade financeira, mas o peso da dívida e os desafios operacionais ainda exigem cautela. Segundo especialistas, o sucesso da F1 sob a gestão da Liberty serve como referência para a nova MotoGP. Mas não são garantia de sucesso.