Pular para o conteúdo

MotoGP divulga 22 de março como data de retorno da categoria ao Brasil

Autódromo Ayrton Senna, de Goiânia, será palco da disputa, que volta ao país após 22 anos

MotoGP retorna ao Brasil em março de 2026 - Divulgação

MotoGP retorna ao Brasil em março de 2026 - Divulgação

A direção da MotoGP divulgou nesta quinta-feira (24) o calendário da próxima temporada em que o GP do Brasil, em Goiânia (GO), aparece como a segunda etapa do Mundial, nos dias 20 a 22 de março de 2026. Será o retorno da categoria ao país após 22 anos.

O contrato entre a Dorna Sports, gestora comercial da competição, e o governo do Estado de Goiás e a Brasil Motorsport tem duração de cinco anos.

A última vez que a MotoGP correu no Brasil foi em 2004, no antigo Autódromo de Jacarepaguá, demolido para a construção do Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016. O autódromo de Goiânia foi palco de três etapas do Mundial de MotoGP entre 1987 e 1989.

O Autódromo Aryton Senna, na capital de Goiás, segue em reforma para se adequar à competição nos moldes atuais. O local receberá novo asfalto, estruturas de boxes, áreas de escape e intervenções nos detalhes de segurança da pista, atendendo às exigências internacionais.

Mercado

Para os dirigentes da Dorna, a força do mercado brasileiro motivou o retorno da competição ao país. O Brasil também é líder no mercado de motos na América Latina e o sétimo colocado do mundo, segundo o Motorcycle Data.

Uma atração possível para a volta da motovelocidade ao Brasil é a presença do piloto Diogo Moreira que, em Assen, na Holanda, conquistou sua primeira vitória na categoria de acesso Moto 2.

Diogo tem grandes chances de subir para a MotoGP nos próximos anos. Além da categoria principal, a MotoGP no Brasil também contará com as corridas de Moto 2 e Moto 3.

O início da venda de ingressos para o GP do Brasil está previsto para setembro. Os  interessados podem se cadastrar no link oficial do evento.