Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / Calendário

F1 mudará GP da Rússia de Sochi para São Petersburgo em 2023

Redação Publicado em 26/06/2021, às 13h07

Imagem F1 mudará GP da Rússia de Sochi para São Petersburgo em 2023
Ao lado de Moscou, São Petersburgo é a cidade que mais atrai turistas para o território russo
Divulgação / F1

A Fórmula 1 anunciou, na manhã deste sábado (26), que o GP da Rússia mudará de casa a partir de 2023. A prova deixará de ser disputada em Sochi, onde ocorre desde 2014 no mesmo complexo que abrigou os Jogos Olímpicos de Inverno naquele mesmo ano, e passará a ser realizada em São Petersburgo, em um novo circuito construído nos arredores da cidade e batizado como Autódromo Igora Drive.

Projetado por Hermann Tilke, arquiteto e designer responsável pelo traçado de diversos circuitos ao redor do mundo, o novo circuito recebeu status de “Grau 1” da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no final do ano passado, o que o liberou para entrar no calendário da Fórmula 1. A principal categoria alemã de turismo, a DTM, correria por lá no ano passado, mas a prova foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19.

“Tenho o prazer de confirmar após um trabalho intensivo em conjunto com nossos parceiros russos e uma avaliação detalhada do Autódromo Igora Drive que a Fórmula 1 estará competindo naquele circuito incrível a partir de 2023. Estou impressionado com São Petersburgo e acredito que o Grande Prêmio da Rússia em Igora Drive será um evento incrível”, afirmou Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1.

No momento, a Rússia é representada pelo polêmico Nikita Mazepin, da Haas, dentro das pistas. Mas outros dois pilotos também poderão se sentir em casa no novo circuito, uma vez que Igora Drive fica a apenas 150 km da fronteira russa com a Finlândia, país natal de Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. Resta saber se algum dos três pilotos estará no grid em 2023.

De acordo com a F1, Igora Drive possui dez layouts diferentes de pista, em um terreno gigantesco de aproximadamente 100 hectares que fica a 54 km de São Petersburgo, cidade que, ao lado de Moscou, é a que costuma atrair o maior número de turistas para o território russo. A categoria informou que maiores detalhes sobre a corrida serão divulgados em breve. Neste ano, o Grande Prêmio da Rússia está confirmado para Sochi e será disputado no fim de semana de 24, 25 e 26 de setembro.