Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / De saída?

Ferrari tira Philip Morris da lista de patrocinadores após 25 anos

Na virada do ano, escuderia italiana retirou marca Mission Winnow da lista de parceiros e deve comunicar saída em breve

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 03/01/2022, às 08h17

Carro da Ferrari teve, até 2021, o patrocínio principal da Mission Winnow, projeto da empresa de tabaco Philip Morris - Divulgação / Philip Morris
Carro da Ferrari teve, até 2021, o patrocínio principal da Mission Winnow, projeto da empresa de tabaco Philip Morris - Divulgação / Philip Morris

Após quase 25 anos, a Scuderia Ferrari, a mais tradicional equipe da Fórmula 1, deverá abandonar o cigarro. Pela primeira vez desde 1997, a empresa de tabaco Philip Morris deixou de figurar entre os patrocinadores da equipe italiana.

Na virada do ano, a Ferrari retirou a marca do projeto Mission Winnow, tocado pela Philip Morris e que defende uma nova forma de abordar o tabaco pela empresa britânica. Desde 2017 que a logomarca do projeto estava estampada nos carros da escuderia. O acordo, de cerca de € 150 milhões por temporada, dava à Philip Morris o title sponsorda equipe de Fórmula 1.

A retirada da logomarca já vinha sendo feita em algumas corridas da recém-encerrada temporada de 2021. Em diversas provas, por conta de legislações antitabaco, a Ferrari se viu obrigada a cobrir a marca do projeto da Philip Morris. Em dezembro, o retorno do banco Santander no patrocínio à Ferrari aumentou os rumores de que a empresa de tabaco deixaria o patrocínio mais longevo de uma equipe.

A relação da Philip Morris com a Ferrari remonta a 1973, quando a empresa, por meio da marca Marlboro, patrocinou os pilotos da escuderia. Nos anos 80, o patrocínio se estendeu à equipe e, em 1997, depois de deixar o title sponsor da McLaren, a Marlboro assumiu o nome da Ferrari, trocando de marca em 2017 por conta da restrição à propaganda de cigarro em todo o mundo.

Apesar de a logomarca da Mission Winnow ter deixado o site da Ferrari, o fim do acordo entre as duas empresas ainda não foi oficializado. A expectativa é de que isso venha a acontecer nesta segunda-feira (3), primeiro dia útil do ano de 2022.