Após realizar uma análise sobre sua pegada de carbono, a Nascar, o campeonato de Stock Car dos Estados Unidos, divulgou que pretende zerar as suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2035. O plano da organização é fazer isso através de investimentos estratégicos, parcerias colaborativas e mudanças operacionais.
Para os próximos cinco anos, a Nascar planeja implementar um sistema de energia renovável em 100% das instalações e pistas de corrida que pertencem à organização. Além disso, outras prioridades para os próximos cinco anos são o desenvolvimento de um novo combustível sustentável, reciclagem em massa nas provas e escritórios, assim como a criação de estações para o carregamento de veículos elétricos.
Nascar Impact
Vale destacar que a iniciativa foi anunciada em conjunto com o lançamento do Nascar Impact, plataforma voltada para sustentabilidade, ações sociais e engajamento da comunidade.
“Como esporte, a Nascar tem a responsabilidade de servir e impactar as comunidades onde vivemos e corremos enquanto contribuímos para um planeta mais saudável. Com o apoio de nossa indústria, o Nascar Impact impulsionará nossas iniciativas estratégicas de sustentabilidade, comunidade e sociais, à medida que continuamos a progredir nessas áreas importantes”, disse Steve Phelps, presidente da Nascar.
Além disso, o movimento da Nascar segue uma tendência observada em outras grandes categorias do automobilismo, como a Fórmula 1, que propõe zerar sua emissão de carbono até 2030, e a IndyCar, que introduziu um combustível 100% renovável nesta temporada, por exemplo.