Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / Covid-19

Pandemia leva FIA a tirar Mundial de Kart 2021 do Brasil

Evento, que seria disputado pela primeira vez no continente americano, foi transferido para a Espanha

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 17/09/2021, às 11h58

Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), receberia Mundial de Kart 2021 - Reprodução / Facebook (@SpeedPark.Oficial)
Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), receberia Mundial de Kart 2021 - Reprodução / Facebook (@SpeedPark.Oficial)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta sexta-feira (17), a mudança de sede do Mundial de Kart 2021 (categorias OK e OK Júnior). A competição, que seria disputada de 2 a 5 de dezembro no Kartódromo Speed Park, em Birigui, no interior de São Paulo, será realizada na Espanha.

Para tomar a decisão, a entidade alegou que as restrições contínuas impostas pela pandemia de Covid-19 inviabilizaram a realização do evento no Brasil. Na Espanha, o Mundial de Kart terá, inclusive, a data alterada para o período de 29 a 31 de outubro, que seria a data original (no Brasil, já havia sido adiado de 2020 para outubro de 2021 e, depois, para dezembro por causa da pandemia). O local que receberá a competição em território espanhol será divulgado em breve.   

“É com grande tristeza que nos vemos tendo que cancelar o evento do Campeonato Mundial em Birigui. A situação global causada pela pandemia de Covid-19 torna o evento impossível de acontecer aonde queríamos ir. Gostaria de agradecer pessoalmente ao organizador local, o Speed ​​Park, e à equipe da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) pelo empenho e trabalho árduo até o momento. Estamos ansiosos para trabalhar junto deles para desenvolver o Karting FIA no Brasil”, afirmou Felipe Massa, atual piloto de Stock Car, ex-piloto de Fórmula 1 e presidente da Comissão Internacional de Karting da FIA.

Vale lembrar que, em outubro do ano passado, a agência de marketing esportivo Octagon, que faz parte da organização do evento no Brasil, chegou a realizar a apresentação oficial em um jantar para convidados em São Paulo. À época, celebrou-se o fato de que o Brasil seria o primeiro país a receber a competição no continente americano.