Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / Automobilismo

Stock Car terá prova dentro da pista do Aeroporto do Galeão, no RJ, em 2022

Prova está marcada para 10 de abril e será a primeira disputada em aeroporto no país

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 15/12/2021, às 18h09 - Atualizado às 18h19

Prova da Stock Car Pro Series será disputada no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em abril - Divulgação
Prova da Stock Car Pro Series será disputada no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em abril - Divulgação

A Stock Car Pro Series voltará a ter uma prova no Rio de Janeiro em 2022. Um circuito, batizado de “Cacá Bueno“, em homenagem ao piloto que é pentacampeão da categoria, será montado no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, para uma etapa da categoria principal, a Stock Car, e também da Stock Series, categoria de acesso à principal. A prova, que está marcada para 10 de abril, será chamada de “GP Galeão Rio 2022“ e será a primeira disputada em um circuito de aeroporto na história do Brasil.

“Há um sentimento de grande orgulho em todos os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo para o ano que vem. Isso vai dos pilotos aos engenheiros, mecânicos e patrocinadores. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, afirmou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

A iniciativa também faz parte das comemorações pelos 70 anos do aeroporto, que foi inaugurado em 1º de fevereiro de 1952.

“Um aeroporto comercial possui uma complexidade logística muito especial. Some-se a isso a complexidade natural de se realizar uma corrida fora de um autódromo, onde todas as instalações e pista já existem, e então você começa a entender o tamanho do desafio”, comentou Julianelli.

A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado do Rio, Aeroporto do Galeão, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero. Naturgy e Light serão patrocinadores da prova.

“Queremos deixar um grande legado, o retorno em definitivo, do automobilismo ao Rio de Janeiro”, afirmou Márcia Dias, CEO da Buenos Dias, parceira da Vicar na implantação da prova.

A ideia dos patrocinadores é que a prova também possa gerar empregos e promover o turismo na cidade, após os problemas econômicos enfrentados por causa da pandemia.

“A Naturgy acredita que esta parceria contribuirá para a economia e a retomada do estado do Rio de Janeiro”, disse Fernanda Amaral, diretora de comunicação e relações institucionais da empresa.

“Participar deste grande evento é uma forma da Light contribuir com o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e fomentar o caráter cosmopolita e turístico da cidade, que tem por natureza produzir e consumir projetos esportivos e culturais. Eventos como esse têm potencial para atrair investimentos para o Rio e dialogam com a Light que estamos construindo, uma empresa cada vez mais forte e parceira da população carioca e fluminense”, comentou Giovanna Curty, gerente de relações institucionais e sustentabilidade da companhia.