Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / Foi dada a largada!

Streaming, recorde de participantes e lista de patrocínios: começa o Rally dos Sertões 2021

Wagner Giannella Publicado em 13/08/2021, às 11h07

Imagem Streaming, recorde de participantes e lista de patrocínios: começa o Rally dos Sertões 2021
Reprodução / Twitter (@SertoesOficial)

Ele está de volta. Nesta sexta-feira (13) pela manhã, teve início a 29ª edição do Rally dos Sertões, maior rali das Américas. Com um percurso homenageando o Nordeste, a largada ocorreu em Pipa (RN), com a chegada programada para o próximo dia 22 de agosto, em Tamandaré (PE). Ao todo, serão 3.615 km, dos quais 2.202 cronometrados, com a prova atravessando sete estados nordestinos (RN, PB, PI, BA, AL, CE e PE) e nove cidades. E esses são apenas os primeiros números que impressionam na edição 2021.

O desafio será encarado por um número recorde de participantes: 192 veículos (3 quadriciclos, 34 carros, 65 motos e 90 UTVs), com um total de 316 competidores vindos de todas as cinco regiões do país. Entre pilotos e navegadores, serão representadas 116 cidades de 21 estados e o Distrito Federal. E ainda há representantes de outros sete países: Argentina, Estados Unidos, França, Guiana Francesa, Paraguai, Polônia e Portugal.

Como um rali desse porte não se faz apenas com pilotos e navegadores, os números de quem fica do lado de fora dos veículos também chamam atenção. A caravana do Sertões 2021 contará com cerca de 1.500 pessoas, sendo 300 do staff da organização. No total, serão 46 equipes de apoio para acompanhar os competidores.

Com tanta gente envolvida, a prova também costuma atrair um número interessante de empresas interessadas em ganhar exposição no evento. Neste ano, a lista de patrocinadores oficiais conta com 12 marcas (Ale, BFGoodrich, Can-Am, Cbmm, EMS, Honda, Michelin, Mitsubishi, Monster Energy, Motul, Pro Tork e Realdrive), enquanto a lista de apoiadores tem outras 15 (Accor Live Limitless, Go2neXt, HStern, HughesNet, i2GO, Île de Pipa MGallery, JP Morgan, Kallas, Líder Aviação, Moss, Reserva, Salinor, Smart Driving Labs, Stanley e Zmatch).

Divulgação / Rally dos Sertões

“Os Sertões, para nós, é uma forma de celebrar o crescimento da marca no Brasil. Estar entre os patrocinadores principais de uma prova como essa reforça nosso compromisso com o país e a preocupação com a qualidade e o desempenho dos nossos produtos. Nós somos muito mais que um adesivo bonito no layout dos veículos. Somos de forma legítima, alta performance”, destacou Matheus Marins, gerente de marca e patrocínios da Motul Brasil.

“Identificamos uma sinergia muito grande entre o lifestyle Stanley e a proposta dos eventos promovidos pelo Sertões, a paixão por aventura. Queremos aumentar a legião Stanley e inspirar mais pessoas a construírem experiências memoráveis”, disse Pedro Ipanema, vice-presidente de marketing da Stanley na América Latina. A marca do segmento de copos, garrafas e potes térmicos em aço inox está envolvida com o Sertões pela primeira vez.

Além disso, o Sertões ainda fechou uma parceria com a Huawei, especializada em tecnologia de comunicação e informação, que levará ao evento iniciativas de energia sustentável e educação ambiental. Isso porque a prova lançará, a partir desta edição, a meta de substituir combustíveis fósseis por energias renováveis até 2025.

Reprodução / Twitter (@SertoesOficial)

Por último, não podia faltar uma ampla cobertura da mídia. Para deixar o fã ligado o tempo todo, a organização do Rally dos Sertões decidiu apostar em uma parceria inédita com a LiveSports. Com isso, pela primeira vez na história, serão exibidos programas e boletins ao vivo direto da prova, tudo via streaming, especialidade da empresa de mídia e desenvolvimento de conteúdo.

Toda manhã, entre 8h e 9h, irá ao ar o “Acorda, Sertões”, comandado por Helena Calil (ex-Fox Sports e DAZN) e Gabriel Moojen (ex-MTV, SporTV e Globo). A dupla também marcará presença em outra atração diária, que fechará o dia de competições, às 20h, batizada de “Luar do Sertões”.

“São boletins com uma hora de duração, com conteúdo jornalístico de qualidade, trazendo para os fãs do esporte toda a emoção do rali, com entrevistas, grandes histórias da competição, bastidores, informações de todas as etapas”, explicou Fábio Seixas, diretor de conteúdo da LiveSports.

Helena Calil, João Palomino e Gabriel Moojen fazem parte do time da LiveSports para o Rally dos Sertões 2021
Divulgação / LiveSports

E a cobertura não para por aí. Os pilotos e fãs terão à disposição mais dois boletins de 15 minutos de duração, que serão produzidos durante o trajeto. Primeiro, irá ao ar o “Levanta Poeira”, às 12h, com a repórter Suzi Martins (ex-Globo), que faz parte da equipe de reportagem do Sertões desde 2016. Depois, às 16h, será a vez do “Cafezinho do Sertões”, com Tiago Brant, experiente na cobertura de eventos esportivos radicais, como o Rally Paris Dakar, os X Games e o Mundial de Surfe.

Esta será a primeira vez no mundo que um rali cross-country terá esse tipo de cobertura de ponta a ponta, com o conteúdo sendo disponibilizado nos canais oficiais da prova, no Facebook, YouTube e app. Por fim, a LiveSports ainda apoiará tecnicamente as entradas ao vivo da Band, emissora que vai cobrir a competição na TV aberta.

“Em todos os dez dias, teremos equipes no início, meio e fim do percurso. E vamos mostrar tudo o que aconteceu também na Vila Sertões e o maravilhoso legado dessa prova singular”, revelou Carla Gomes, coordenadora das equipes da LiveSports.

“O Sertões é muito mais que esporte. É estilo de vida, de conexão com a natureza e com o Brasil. Não queremos apenas mostrar a competição, mas este Brasil da simplicidade, com personagens maravilhosos da nossa terra contrastando com alta tecnologia e competitividade. A tradição do Sertões chegou à LiveSports. E é nossa responsabilidade traduzir essa paixão”, finalizou João Palomino, CEO da LiveSports.