Na última segunda-feira (12), o Denver Nuggets conquistou, pela primeira vez em seus 56 anos de história, o título da National Basketball Association (NBA), a principal liga de basquete do mundo.
O título inédito era considerado um sonho distante, uma vez que foi disputado contra o Miami Heat, franquia da Flórida que foi fundada apenas em 1988, mas que já possui três títulos da NBA, sendo o último em 2020.
A final da NBA é dividida em sete partidas, e os dois primeiros jogos terminaram com uma vitória para cada lado, configurando um cenário equilibrado. No entanto, as três últimas partidas tiveram os Nuggets superando o rival.
Respectivamente, as cinco partidas terminaram com os placares de 104 a 93, 111 a 108 (única vitória do Heat), 109 a 94, 108 a 95 e 94 a 89.
Vale destacar que, além da vitória por 4 a 1, o Denver Nuggets viu um de seus ídolos, o armador Jamal Murray, entrar para uma seleta lista (que inclui Magic Johnson, Michael Jordan e LeBron James) de jogadores que marcaram 20 pontos ou mais e fizeram 10 assistências ou mais nas finais da NBA. Além disso, a dupla dinâmica de Murray, o sérvio Nikola Jokic, foi considerado o MVP (jogador mais valioso) das finais.
Tiroteio
Com a vitória, como era de se esperar, a cidade de Denver, capital do estado do Colorado, experimentou um frenesi, com momentos positivos e outros críticos.
De segunda (12) para terça-feira (13), enquanto as comemorações aconteciam ao redor da Ball Arena, local onde os Nuggets se sagraram campeões, houve um tiroteio a cerca de um quilômetro do ginásio, em uma região conhecida como LoDo, repleta de bares onde pessoas assistiam ao jogo. Três pessoas estão internadas em estado grave, e outras sete também ficaram feridas. Até o momento, nenhum óbito foi relatado.
De acordo com a Fox31, a polícia está trabalhando para determinar a causa do tiroteio, mas acredita-se que esteja relacionado a drogas.
Imprensa local
Cerca de 48 horas após o título dos Nuggets, muito se falou sobre a conquista inédita do time da capital nesta quarta-feira (14), mas a imprensa de Denver se divide entre destacar o título histórico ou o que poderia ter sido uma das maiores tragédias da história da NBA.
O Denver Gazette, um dos principais portais de notícias da cidade, destaca um editorial intitulado “Bravo Nikola! Bravo Nuggets!”, exaltando o triunfo da equipe.
Logo abaixo, uma enquete questiona se os leitores comparecerão ao desfile dos campeões, marcado para esta quinta-feira (15). O evento contará com a transmissão de duas emissoras, Fox31 e Canal 2. No entanto, 46% dos leitores votaram que estarão presentes pessoalmente ao evento.
Já a página inicial do site da emissora Fox31 está repleta de detalhes sobre o título e sobre o desfile, uma vez que a emissora cobrirá o cortejo. A palavra “Nuggets” aparece 37 vezes na página inicial do site, com conteúdos sobretudo positivos.
Mais modesto, o Denver Post destaca a palavra “Nuggets” com menos frequência, apenas 22 vezes em toda sua home, incluindo um artigo assinado pelo colunista Sean Keller, em que ele critica a algazarra feita pelos torcedores enquanto celebravam o título. “Sangue nas calçadas. Placas de rua em frangalhos. Semáforos quebrados. Não há como terminar a festa”.