O Chicago Bulls, um dos times mais tradicionais da NBA, produziu nesta semana um conteúdo diferente ao colocar a costureira mexicana Maria Estela Rinconeño Parra no centro da narrativa. Radicada em Chicago há mais de 40 anos, ela é responsável por confeccionar à mão praticamente todos os banners históricos do United Center desde 1989, dos títulos da Era Jordan à recente camisa aposentada de Derrick Rose.
Chama atenção a alta qualidade dos takes do vídeo e a história que a franquia resolveu contar. O vídeo ganhou força ao ser publicado em colaboração com o perfil da NBA México no Instagram e ultrapassou 800 mil visualizações em um único dia no X. O conteúdo conecta imigração (em um momento delicado nos EUA), bastidores e legado esportivo, transformando a memorabília da arena em um conteúdo que amplia o alcance dos Bulls junto ao público latino e valoriza as pessoas envolvidas com a franquia, mesmo que indiretamente.
O conteúdo também reforça o valor simbólico das camisas aposentadas na NBA, algo bem tradicional por lá, tratadas como verdadeiros “altares” das franquias. A homenagem com o banner contemplando a camisa de Derrick Rose, erguido nesta semana, foi mais do que justa: ele foi o jogador mais valioso (MVP) mais jovem da história da liga e símbolo da transição pós-Jordan, e por isso o ato carrega um significado esportivo e social profundo para a cidade.
Curiosamente, após a repercussão positiva do vídeo, Estela foi convidada para assistir a uma partida no United Center, mas parte dos torcedores criticou o fato de ela ter ficado sentada longe da quadra. Aqui, pelo jeito, fica mais um aprendizado: quando os bastidores ganham protagonismo nas redes sociais, as pessoas passam, justamente, a cobrarem coerência entre o discurso e ações concretas. Sem isso, o gesto fica esvaziado.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
