Equipes da NBA alcançam US$ 1,5 bilhão em receitas de patrocínio

Nikola Jokic, do Denver Nuggets, durante uma partida válida pelos playoffs da NBA - Reprodução / X (@NBA)

As equipes da NBA obtiveram, durante a temporada 2023/2024, um aumento de 7% em suas receitas de patrocínio. Com os acordos, as franquias receberam US$ 1,5 bilhão, de acordo com um relatório produzido pela SponsorUnited, plataforma global de inteligência em esportes e entretenimento.

Segundo o estudo, que não considera os patrocínios no nível de liga, o crescimento foi impulsionado por diversos fatores, como os jogos fora dos Estados Unidos e as novas estrelas em ascensão, como o francês Victor Wembanyama.

Além disso, a liga também apresentou um novo recorde de engajamento, o que inclui público total, número de jogos esgotados e ocupação. Esse fator também foi apontado como responsável pelo crescimento dos patrocínios. 

Setores

O setor que a NBA mais atraiu foi o financeiro. O valor investido por empresas ligadas a esse segmento da economia foi de US$ 247 milhões. O montante caiu 14% em relação ao campeonato anterior, mas segue sendo o maior investimento em patrocínios na liga.

Empresas de tecnologia, por outro lado, gastaram 26% a mais e alcançaram US$ 122 milhões. Com isso, ficaram na segunda colocação, à frente do setor de saúde (US$ 105 milhões).

Pela quinta temporada seguida, as empresas de bebidas alcoólicas seguiram com o maior número de acordos com equipes da liga, totalizando 290 parcerias. Com US$ 98 milhões investidos na NBA, as marcas deste ramo aumentaram em 24% o valor gasto.

Ainda assim, houve uma queda no número de patrocínios envolvendo marcas de cerveja, com um crescimento do interesse por parte de empresas produtoras de destilados e coquetéis prontos para consumo.

O setor automobilístico fechou o Top 5. Com US$ 85 milhões, houve um crescimento de 32% nos investimentos do segmento em relação ao ano anterior.

Franquias

Entre as franquias, o Golden State Warriors possui o maior acordo, com o conglomerado tecnológico japonês Rakuten. A equipe recebe US$ 45 milhões por ano com o patrocínio.

A lista das equipes com as melhores parcerias ainda tem Los Angeles Lakers, Brooklyn Nets e New York Knicks como destaques, com estas franquias ganhando entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões anuais com seus acordos.

Ligas

Apesar do aumento em suas receitas com patrocínio, a NBA segue na vice-liderança entre as ligas norte-americanas, empatada com a MLB, de beisebol, e à frente da NHL (US$ 1,2 bilhão), de hóquei no gelo, e da MLS (US$ 587 milhões), de futebol.

A NFL, de futebol americano, é a competição norte-americana cujas equipes recebem a maior verba com seus acordos, um total de US$ 2,35 bilhões, segundo a SponsorUnited.

Sair da versão mobile