A NBA anunciou uma parceria plurianual com o Alibaba Cloud, braço de tecnologia da gigante chinesa de comércio on-line, como parte de sua preparação para o retorno dos jogos à China após um intervalo de seis anos.
O acordo torna o Alibaba Cloud parceiro oficial de computação em nuvem e inteligência artificial (IA) da NBA China. A colaboração prevê o desenvolvimento de soluções digitais para aprimorar a experiência dos fãs durante transmissões ao vivo, incluindo eventos como o NBA All-Star Game, os playoffs e as finais.
“IA e tecnologias de nuvem são facilitadoras da conexão entre jogador e torcedor, marca e consumidor, visão global e cultura local. Ao colaborar com a NBA China e apresentar as inovações do Alibaba, estamos aqui para entusiasmar os fãs da NBA, proporcionando-lhes experiências excepcionais”, afirmou Joe Tsai, presidente do Grupo Alibaba e dono do Brooklyn Nets.
A NBA China utilizará os serviços do Alibaba Cloud para hospedar suas plataformas digitais e implementar um modelo de IA proprietário voltado ao engajamento com os torcedores.
Tecnologia
O modelo de IA da NBA China oferecerá aos usuários do aplicativo da liga no país conteúdos como destaques em tempo real, dados históricos, insights sobre jogadores e discussões interativas sobre temas em alta.
O Alibaba Cloud também estreará uma solução de replay 360º em tempo real durante os jogos da NBA China 2025, com recursos visuais aprimorados por IA.
Além disso, a infraestrutura do Alibaba Cloud será utilizada para hospedar o aplicativo da NBA, o site oficial da liga na China e os miniprogramas da NBA China.
O anúncio foi feito por Tsai, do Alibaba, e Mark Tatum, vice-comissário e diretor de operações da NBA, antes dos jogos de pré-temporada entre o Brooklyn Nets e o Phoenix Suns em Macau, marcando a primeira vez que a liga joga na região administrativa especial chinesa.
“Nossa colaboração com o Alibaba Cloud reflete o compromisso em usar a tecnologia mais recente para envolver centenas de milhões de fãs da NBA na China de maneiras novas e criativas. Estamos ansiosos para trabalhar com o Alibaba Cloud para transformar a maneira como os fãs de todo o país assistem e vivenciam o jogo nos próximos anos”, comentou Tatum.
Reaproximação
A NBA não realiza partidas na China desde 2019, quando uma publicação de Daryl Morey, então gerente-geral do Houston Rockets, em apoio aos protestos em Hong Kong, gerou reação do governo chinês e uma crise de imagem para a liga de basquete no país. A transmissão dos jogos chegou a ser suspensa, os patrocinadores se afastaram e os jogos de pré-temporada foram cancelados.
Em 2021, a NBA revelou que o episódio causou um impacto negativo de US$ 200 milhões nas receitas da liga no país. A situação se agravou após a recusa em punir Morey ou atender ao pedido de demissão feito pelas autoridades chinesas.