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NBA projeta receita de US$ 14,3 bilhões na temporada 2025/2026

Acordos com ESPN, Amazon e NBC impulsionam crescimento de 12% em relação ao campeonato anterior

Oklahoma City Thunder festeja o título da NBA em 2025 - Reprodução / Instagram @nba

Oklahoma City Thunder festeja o título da temporada 2024/2025 da NBA - Reprodução / Instagram (@nba)

A NBA deverá atingir uma receita de US$ 14,3 bilhões na temporada 2025/2026, segundo projeção divulgada pela site Sportico. O valor representa um crescimento de 12% em relação à temporada anterior, quando a liga arrecadou US$ 12,75 bilhões.

O aumento é atribuído principalmente aos novos contratos de direitos de transmissão domésticos firmados com ESPN, Amazon e NBC.

Os acordos, com duração de 11 anos, somam US$ 76 bilhões e preveem um crescimento médio de 7% nos repasses anuais às franquias.

Distribuição

Com os novos contratos, estima-se que cada uma das 30 equipes da NBA receberá US$ 143 milhões em receitas de mídia nacional na temporada 2025/2026. O valor representa um acréscimo de US$ 40 milhões por equipe em comparação com o ciclo anterior.

A projeção de receita considera os ganhos da liga e das franquias com atividades diretamente relacionadas à NBA, excluindo eventos paralelos realizados nas arenas.

Na última temporada, após a dedução dos custos operacionais, as equipes da liga registraram receita líquida de US$ 12,25 bilhões.

Comparativo

Mesmo com o crescimento, a NBA ainda fica atrás da NFL, cujas equipes arrecadaram US$ 22,2 bilhões no último ano. Já a MLB aparece próxima, com receita total de US$ 12,75 bilhões entre suas franquias.

O novo ciclo de direitos de transmissão representa uma mudança significativa em relação ao contrato anterior, que vigorou entre 2016 e 2025 e previa pagamentos anuais de US$ 2,6 bilhões. A partir de 2025, esse valor sobe para US$ 6,9 bilhões por temporada, totalizando US$ 76 bilhões em 11 anos de compromisso.

Na última temporada do novo contrato, prevista para 2034/2035, cada franquia da NBA deverá receber US$ 281 milhões em repasses de mídia.