Em uma Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira (12), na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo (SP), o Conselho de Administração formado pelos clubes decidiu, por aclamação, pela reeleição do atual presidente da entidade, Rodrigo Montoro. Dessa forma, o advogado e diretor do Esporte Clube Pinheiros permanecerá no cargo por mais dois anos, com mandato até dezembro de 2026.
O vice-presidente será Delano Franco, que também já exerceu o cargo de presidente da liga entre 2020 e 2022. Já o Conselho Fiscal eleito terá três titulares (Luis Prior, do Franca Basquete; Marcelo Pastorello, do Pato Basquete; e Rogério Caberlon, do Caxias do Sul Basquete), e três suplentes (Roberto Fornazari, do Bauru; Luiz Inácio Messias, do São José Basketball; e Fábio Ferraro, do Pinheiros).
Sétimo dirigente no comando da LNB desde o surgimento da entidade em 2008, Rodrigo terá como missão nos próximos dois anos dar continuidade ao que já vinha tentando fazer entre 2023 e 2024, em especial fortalecer o basquete nacional.
“Há dois anos, assumimos um desafio muito grande, tanto em termos financeiros quanto institucionais, mas conseguimos enfrentá-lo e retomar um rumo de crescimento em todos os departamentos da nossa entidade. Hoje, vejo que estamos em um caminho muito positivo, com um desafio maior ainda nas mãos, que é de definir o rumo do nosso negócio e construir um caminho ainda mais sólido para manter nossa curva de crescimento”, destacou o presidente reeleito.
Diretor de basquete do Pinheiros, Rodrigo Montoro tem 50 anos e é advogado formado pela PUC-SP, exercendo a profissão desde 1996. Ele jogou basquete desde criança, defendendo o Pinheiros a partir de 1984 e passando por todas as categorias de base do clube até chegar ao Sub-21, em 1994. Também disputou três temporadas do Campeonato Paulista Adulto (Divisão A2) pelo Mackenzie.
Vale lembrar que, em meados do primeiro ano de mandato de Montoro que houve um novo acordo firmado com a Caixa Econômica Federal, que fechou os naming rights do NBB, principal campeonato de basquete do país. Além disso, o dirigente também deu uma atenção maior ao Jogo das Estrelas, disputado em Belo Horizonte (MG) em 2023 e em São Paulo (SP) em 2024.
No aspecto social, Montoro ajudou na criação do Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB, documento de conduta para orientar os representantes da entidade caso haja alguma ação discriminatória contra jogadores, comissões técnicas, árbitros, representantes de quadra ou torcedores.
Por fim, também vale lembrar a criação da Loja NBB, espaço on-line com o intuito de aprimorar a experiência de basquete para os fãs, com produtos exclusivos da LNB e também com a divulgação de produtos dos clubes que disputam o NBB, e ainda um aprimoramento na comunicação da liga, por meio de investimentos em transmissões, redes sociais e na exibição em mais países com o NBB Basquetpass.
Rodrigo Montoro esteve na bancada do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, no início deste mês. Ele foi entrevistado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez no episódio que foi ao ar no dia 3 de dezembro. Para assistir na íntegra, basta acessar o canal da Máquina do Esporte no YouTube.