A NFL decidiu abrir suas estatísticas para os fãs com o lançamento da NFL Pro, ferramenta que combina estatísticas tradicionais com métricas avançadas e imagens de jogos, criando, assim, uma nova fonte de informações. Esses tipos de dados mais específicos já existem desde 2016, quando a NFL lançou o Next Gen Stats, mas até a temporada passada estavam longe dos olhos do público, diferentemente do que já faziam outras ligas americanas, como NBA e MLB.
Para se ter uma ideia do nível de detalhamento, será possível saber, por exemplo, qual quarterback acumulou mais pontos para sua equipe em arremessos profundos e qual a média de jardas de separação entre os recebedores desses lançamentos e seus marcadores.
A novidade, no entanto, não será gratuita. Ela será adicionada ao NFL+, serviço de streaming da liga que permite aos fãs transmitir jogos específicos e lhes dá acesso à NFL Network e ao canal RedZone. A versão premium custa US$ 14,99 por mês.
O lançamento também ocorre no momento em que a NFL continua a estudar a possibilidade de vender participações em suas propriedades de mídia para parceiros estratégicos, processo que já dura três anos.
“É um reconhecimento de que os fãs estão querendo mais informação. Sentimos que temos um verdadeiro tesouro”, afirmou David Jurenka, vice-presidente sênior e gerente-geral da NFL Media, em entrevista ao jornal norte-americano The Wall Street Journal.
“Vemos isso como a união do lado quantitativo da análise com o lado qualitativo”, destacou Tyler Fuller, gerente sênior de produtos da NFL.
“Nunca demos aos fãs a oportunidade de brincar com a grande quantidade de dados que temos. É uma melhora considerável do que fizemos no passado do ponto de vista do produto e o que disponibilizamos aos fãs”, finalizou Bill Smith, diretor de pesquisa e análise da liga.