Receitas compartilhadas da NFL crescem 7,5% e atingem US$ 12,873 bilhões em 2023

Green Bay Packers teve faturamento recorde em 2023 - Reprodução / Instagram (@packers)

Competição esportiva mais rica do mundo, a National Football League (NFL) registrou um crescimento de 7,5% em suas receitas compartilhadas, que atingiram US$ 12,873 bilhões (R$ 71,3 bilhões, pela cotação atual) em 2023.

Os números foram revelados pelo relatório financeiro do Green Bay Packers, uma das equipes que disputarão a primeira partida da NFL no Brasil e que registrou faturamento de US$ 654 milhões durante a temporada de 2023.

Desse total, US$ 402,3 milhões são relativos à receita nacional obtida pelo time e que representa uma parte daquilo que a liga distribuiu igualitariamente no período entre as 32 franquias que a compõem (por isso são denominadas de receitas compartilhadas).

Em 2022, as receitas compartilhadas da NFL ficaram em US$ 11,98 bilhões (o equivalente a R$ 66,45 bilhões), conforme noticiou a Máquina do Esporte.

Por ser uma Sociedade Anônima sem fins lucrativos (o time não tem um acionista majoritário e os torcedores não são remunerados com os eventuais lucros, que devem ser necessariamente reinvestidos na própria franquia), o Green Bay Packers costuma revelar em seus relatórios financeiros não apenas o quanto ele próprio ganhou ao longo da temporada, mas também o quanto a NFL distribuiu às 32 equipes que a compõem, a partir de seu faturamento ao longo da temporada.

O que é a receita nacional compartilhada da NFL?

A receita nacional compartilhada da NFL inclui os direitos de mídia, patrocínios, licenciamento e outros negócios da liga. O crescimento verificado em 2023 foi atribuído aos ganhos proporcionados pelos acordos de transmissão da liga, bem como à introdução de novas parcerias de streaming.

Já as receitas locais do Green Bay Packers (ou seja, aquilo que o time faturou com suas próprias operações) cresceram 6,7% entre 2022 e 2023, alcançando US$ 251,8 milhões. Essas cifras foram impulsionadas pelos patrocínios e as vendas de mercadorias na Packers Pro Shop, loja oficial da equipe.

As despesas da franquia aumentaram em US$ 52,3 milhões, resultando em um lucro operacional de US$ 60,1 milhões, o que representa uma queda de 12,5% em relação ao valor registrado no ano anterior, que foi de US$ 68,6 milhões. O fundo de investimento da equipe comunicou um ganho de US$ 64,3 milhões no período analisado.

“Temos o prazer de relatar um ano forte financeiramente. Temos uma operação bem-sucedida, com uma equipe empolgante, e estamos em posição de continuar a ser capazes de apoiá-la financeiramente para competir em um nível consistente de campeonato”, disse Mark Murphy, presidente e CEO do Green Bay Packers.

Vale lembrar que o primeiro jogo da temporada regular da NFL em território brasileiro será no dia 6 de setembro, às 21h15 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), e contará também com a participação do Philadelphia Eagles.

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