O Super Bowl LVII deverá gerar cerca de US$ 600 milhões de lucro indireto à cidade de Phoenix, que fica no estado americano do Arizona. É o que revelou um estudo da organização de marketing sem fins lucrativos Visit Phoenix. O duelo entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs está marcado para o próximo dia 12 de fevereiro, no State Farm Stadium, casa do Arizona Cardinals.
O valor previsto não leva em conta os gastos dos próprios residentes. De acordo com Anthony Evans, pesquisador sênior do Seidman Research Institute do estado do Arizona, entre 80% e 90% das cerca de 100 mil pessoas que estarão no evento deverão ser de fora da cidade.
Apesar de parecer alto, o número deverá ser menor do que o alcançado em 2015, quando o New England Patriots bateu o Seattle Seahawks por 28 a 24 e venceu o Super Bowl XLIX no mesmo estádio que, à época, era chamado de University of Phoenix Stadium. Há oito anos, a decisão da NFL gerou cerca de US$ 720 milhões, com 121 mil visitantes.
Uma diferença importante, porém, é que, à ocasião, o Pro Bowl, uma espécie de Jogo das Estrelas que coloca frente a frente os melhores das duas conferências da liga sempre uma semana antes do Super Bowl, foi disputado no mesmo estádio. Em 2023, entretanto, o Pro Bowl será no Allegiant Stadium, em Las Vegas, no estado de Nevada.