Um ano e meio após a assinatura do contrato, a loja oficial do Palmeiras finalmente saiu do papel. Na última terça, em São Paulo, foi inaugurada a primeira Academia Store, localizada no número 2078 da Rua Augusta, no nobre bairro dos Jardins.
A loja de 270 m” é a amostra de uma série de franquias que será implementada pela Meltex. Em setembro de 2011, a empresa venceu uma concorrência com a SPR para poder negociar produtos e lojas em nome do clube. Pelo acordo, que tem seis anos de duração, a Meltex pagou cerca de R$20 milhões ao Palmeiras.
Sobre a escolha do local para inaugurar a rede, Gaston Krause, diretor de franquias da Meltex, disse à Máquina do Esporte: “Nós fizemos várias pesquisas e mapeamos toda a cidade de São Paulo. Escolhemos este local porque a região dos Jardins concentra as principais marcas do mercado e o Palmeiras, como a marca gigante que é, não poderia deixar de estar aqui presente”.
A demora de mais de um ano para que projeto fosse posto em prática veio de uma objeção inicial da Adidas, fornecedora de material esportivo do alviverde, que não desejava abrir mão dos direitos exclusivos para produtos com a marca do clube.
Krause ainda afirmou desconhecer os termos da negociação entre o clube e a Adidas para a liberação das lojas, mas disse que a fornecedora alemã tem se mostrado “uma grande parceira” durante todo o processo.
“Nós inclusive estamos trabalhando em conjunto com a Adidas para desenvolver coleções complementares ao trabalho deles. De forma nenhuma vamos desenvolver produtos que possam no trabalho da marca”, declarou o diretor.
Ainda segundo Krause, as lojas da rede Academia Store venderão todos os produtos que Adidas produz com a marca do clube, o que, segundo seus cálculos, corresponderá a mais de 45% do total de vendas das lojas.
Outro motivo para o atraso na inauguração da rede foram os maus resultados atingidos pelo clube em 2012. Após o acordo entre Adidas e Palmeiras, o planejamento inicial era que a primeira loja fosse inaugurada em dezembro do ano passado.
O time chegou inclusive a disputar as partidas finais do Campeonato Brasileiro com o logo da Academia Store estampado nos ombros, mas, após o rebaixamento para a segunda divisão, o lançamento da rede foi adiado para que acontecesse numa época menos “turbulenta”.