Adquirir naming rights de estádio tem se tornado um método de patrocínio esportivo cada vez mais comum. Várias empresas, aliás, já são “especialistas” quando esse é o assunto: 73 nomeiam mais de uma arena, segundo levantamento realizado pela Portas Consulting.
A líder do ranking é a fabricante japonesa de automóveis Toyota. A montadora asiática detém os direitos de nomear oficialmente nada menos que 12 estádios diferentes. Quem também se destaca é a Allianz. A seguradora alemã possui a nomenclatura de cinco arenas.
Uma delas, inclusive, se encontra justamente no Brasil. Trata-se do Allianz Parque, pertencente ao Palmeiras. Estima-se que o negócio contemple R$ 300 milhões por 20 anos, o que equivale a R$ 15 milhões anuais. Em ação de marketing inédita, a Allianz permitiu que os torcedores escolhessem o nome da nova casa do clube paulista.
Outro que merece destaque em território brasileiro é o Grupo Petrópolis. Também integrante do conjunto de companhias que nomeiam mais de um local, a fabricante de bebidas vincula a cervejaria Itaipava à Arena Fonte Nova e à Arena Pernambuco. O acordo com ambas vale R$ 100 milhões por dez anos (R$ 10 milhões por ano).
O estudo promovido pela consultora esportiva ainda revela que o valor médio dos naming rights de arenas maiores registrou aumento de 12,5% ao ano. Já o das menores cresceu apenas 3,2%. Por sua vez, as cifras das médias caíram 3,7%. A pesquisa abrange 560 estádios.