A Copa do Mundo da África do Sul já terminou há mais de um mês, mas o mercado publicitário ainda se empenha em estudar todos os pormenores da competição. A visibilidade entre brasileiros foi medida por meio de pesquisa realizada pelo Grupo GfK, encomendada pelo veículo “Meio & Mensagem”. Apesar de o evento mobilizar o país, 9% da população não assistiu a jogo nenhum.
“Vale notar que esse comportamento tem maior concentração em mulheres, e nas faixas de mais idade”, disse o diretor de atendimento ao cliente e novos negócios do GfK, Antonio Perrella, ao jornal. Foram entrevistadas mil pessoas, entre homens e mulheres, com idades a partir dos 18 anos, integrantes das classes socioeconômicas A, B, C e D, em 12 regiões metropolitanas.
Dentre os 91% que assistiram a pelo menos uma partida, 94% eram homens e 88%, mulheres. Em relação à faixa etária, 98% dos jovens entre 18 e 24 anos acompanharam a Copa. Entre indivíduos com idade acima de 56 anos, 17% ignoraram as transmissões.
A audiência também variou de acordo com a região. Na cidade de São Paulo, 98% dos entrevistados viram ao menos um jogo, enquanto no Sul esse número esteve em 95% e no Nordeste, 87%. Entre membros das classes A e B, esse mesmo indicador registrou 93% e, entre C e D, 89%. Entre empregados, 93% assistiram a pelo menos um embate, contra 87% dos que não trabalham.