Em outra disputa judicial entre as duas maiores empresas de material esportivo do mundo, a norte-americana Nike venceu nesta semana uma ação na Justiça alemã em contra da Adidas, obrigando a marca a retirar o tênis modelo Primeknit do mercado do país europeu. O motivo da celeuma é uma suposta infração aos direitos de patente da marca norte-americana.
Em fevereiro deste ano, a Nike antecipou seus lançamentos para os Jogos Olímpicos de Londres e apresentou o novo modelo de tênis para corrida: o Nike Flyknit, primeiro calçado feito com tecido tricotado (“knit”).
Já durante os Jogos de Londres, a Adidas mostrou seu modelo novo, o adiZero Primeknit, com uma edição limitada de 2012 exemplares, e que também apresentou como novidade seu tecido feito à base de tricô.
Apesar do lançamento do Flyknit ter ocorrido meses antes que o do Primeknit, a tecnologia já vinha sendo desenvolvida por ambas as companhia havia anos.
Por esse motivo, a Nike decidiu entrar com uma ação por violação de patente contra a marca alemã no tribunal da cidade de Nuremberg, que deu razão à empresa norte-americana. A partir daí, a Adidas foi obrigada a retirar o modelo temporariamente das lojas alemãs.
Em seu site oficial, a Nike divulgou o resultado da ação, mas a companhia ainda não se pronunciou sobre a continuidade do processo contra a Adidas em outros países.