Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão usarão, no jogo que pode dar o título de campeão da NBA ao Golden State Warrior, na noite desta segunda-feira, uma pulseira com as cores verde e amarela que se tornou a “emboscada do bem” dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
O artefato já foi usado pela dupla brasileira que estará no Rio na última sexta-feira. E poderá estar no pulso de diversos atletas nas disputas olímpicas em agosto e nas Paralimpíadas, em setembro.
A pulseira foi desenvolvida pela agência de publicidade JWT para o Instituto Ayrton Senna. Ela faz parte de uma ação maior, chamada “No Pulso do Brasil”. Por meio de um app de realidade aumentada, ao focalizar o celular no desenho de um capacete na pulseira, uma animação com narração de Ayrton Senna é exibida.
O vídeo reconta a primeira vitória de Senna em Interlagos, em 1991, quando o piloto sofreu com o carro quebrado e, mesmo assim, venceu. A entrevista dada por ele após a prova foi recortada e o resultado é uma mensagem de estímulo para “ganhar em casa”.
Numa parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, o IAS conseguiu permissão para que a pulseira seja dada aos atletas brasileiros que vão disputar as Olimpíadas.
Alguns deles já receberam a pulseira para a gravação do vídeo promocional de divulgação da campanha, outros devem ganhar na entrega dos kits dos atletas.
O IAS também venderá a pulseira para o público final, ao custo de R$ 14,99. Um primeiro lote já foi colocado à venda na loja virtual do Instituto. A tendência é que as vendas aumentem conforme os atletas usarem mais o produto.
“Com a pulseira, Varejão e Leandrinho ajudam a propagar os valores e a imagem de Senna, além de mostrarem que têm desejo de vencer, assim como Ayrton fazia nas pistas”, afirma Bianca Senna, diretora de branding do IAS.
A ideia é que os atletas usem o artefato durante os Jogos Olímpicos, já que não há qualquer marca patrocinadora envolvida. Como o IAS é embaixador da Paralimpíada, não haveria qualquer restrição para uma ação assim nos Jogos.