Um projeto de três anos para o combate à poliomielite, doença viral transmitida por água e alimentos contaminados, uniu o Barcelona e o empresário Bill Gates, criador da Microsoft. As fundações que representam o clube e o bilionário fizeram uma parceria para um plano contra a enfermidade.
A pólio afeta principalmente crianças, e pode causar paralisia e deformações no corpo. Mais de 90% dos casos são assintomáticos, mas a doença chega a gerar danos em neurônios, medula espinhal e córtex motor do cérebro.
Globalmente, a pólio já teve redução de 99%. A meta do primeiro ano da parceria entre a Fundación FC Barcelona e a Bill & Melinda Gates Foundation é erradicar totalmente a doença.
Por conta disso, o foco inicial da parceria será direcionado a Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, únicos países em que a doença segue sendo encontrada. O Barcelona fará campanha em redes sociais, no site, em eventos e em jogos da equipe.
“Só o futebol é um esporte universal, com poder de transformar as vidas de muita gente. As vacinas já existem, e elas são um instrumento poderoso para salvar vidas. O Barcelona é mais do que um clube, e acabar com a pólio é mais do que um objetivo”, disse Josep Guardiola, técnico e ex-jogador do Barcelona.
O evento oficial de apresentação da campanha também contou com Bill Gates e Sandro Rosell, presidentes das duas instituições. O elenco da equipe espanhola ainda foi representado pelos jogadores Andrés Iniesta e Seydou Keita.