Barcelona x Real Madrid está cada vez mais consolidado como o maior clássico do futebol mundial. Ainda assim, no próximo fim de semana a rivalidade deve ficar em segundo plano para que a equipe catalã possa homenagear um de seus maiores ídolos: Johan Cruyff, que faleceu na última semana.
Por parte do clube catalão, foram anunciadas cinco ações que remetem ao craque holandês. A mais visível aos torcedores será o mosaico que será feito no estádio Camp Nou. Todos os 90 mil lugares terão cartolinas, e a imagem agradecerá o ex-jogador no idioma local: “Gràcies, Johan”.
O agradecimento, por sinal, também estará na camisas dos jogadores. Além disso, as crianças que levarão os jogadores até o gramado terão vestimentas com os logos das fundações que levam o nome do Barcelona e de Cruyff.
Por fim, estarão presentes no estádio os oito presidentes vivos do Barcelona, que prestigiarão um vídeo comemorativo sobre a vida de Cruyff. As imagens serão divulgadas nos telões do estádio do time catalão.
Quem aproveitou a leva de homenagens foi a Nike, que, com o Barcelona, criou uma camisa em referência a Cruyff. Ela ainda não foi divulgada por inteira, mas será laranja e terá o número “14”, usado pelo ex-jogador, impresso nas mangas.
No Brasil, quem espera com ansiedade pela partida é a ESPN. A emissora tem o clássico como um dos principais produtos. Para divulga-lo, fez uma campanha publicitária. E, para transmiti-lo, levou dez profissionais à Barcelona.