A NFL deve anunciar em breve a renovação do contrato com a DirecTV para a transmissão dos jogos de domingo da temporada regular do futebol americano. Com isso, a liga deverá alcançar a cifra recorde de US$ 7 bilhões ao ano de arrecadação apenas com os direitos de transmissão.
O faturamento é, disparado, o maior do mundo em direitos de TV no esporte. Só para ter os jogos dos domingos, a DirecTV paga cerca de US$ 1 bilhão ao ano, de acordo com o “Sports Business Journal”. A renovação do contrato deve gerar mais US$ 150 milhões anuais para a NFL.
Além da DirecTV, a NFL tem acordos com CBS, ESPN, Fox, NBC e Verizon. Cada uma dessas empresas de mídia tem propriedades distintas de transmissão, não apenas para a TV, mas também em internet e dispositivos móveis (celular e tablet).
Atualmente, a DirecTV conta com 2 milhões de assinantes do pacote de jogos do domingo, que em 2014 completa 20 anos de existência. A importância da transmissão da NFL no mercado americano é tanta que, no contrato de compra da DirecTV pela At&T, assinado em maio deste ano, uma cláusula exige que a empresa mantenha os direitos dos jogos aos domingos. Do contrário, o acordo, de US$ 49 bilhões, pode ser desfeito.
Da mesma forma, ao ser vendida para a AT&T, a DirecTV passa a ser concorrente da Verizon, que detém o acordo de transmissão em dispositivos móveis da NFL. A liga estuda como fazer os dois negócios serem possíveis.