Responsável pelo maior contrato de patrocínio da história da MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos, a Adidas estendeu e aumentou ainda mais o valor pago à organização da competição. O vínculo término do vínculo ocorreria em 2015, mas foi postergado por mais quatro temporadas.
O patrocínio à MLS faz parte de um grande plano da Adidas para tentar ganhar mercado nos Estados Unidos. Também por isso, a empresa de material esportivo aproveitou a compra da Reebok e assumiu a parceria que a companhia mantinha com a NBA, a liga de basquete profissional do país.
No fim de 2004, a Adidas assinou contrato com a MLS e se comprometeu a desembolsar US$ 150 milhões para ser a patrocinadora oficial da liga durante dez temporadas. O novo contrato, com duração de oito anos, renderá US$ 200 milhões à organização do torneio.
“Nós tivemos uma parceria de sucesso com a MLS nos últimos cinco anos, e esperamos construir um novo sucesso a partir de agora. Nosso novo contrato vai criar oportunidades para aproveitarmos a nova fase e a popularidade do futebol no país”, disse Patrik Nilsson, presidente da Adidas nos Estados Unidos.
Além da aposta da Adidas no mercado dos Estados Unidos, o novo contrato faz parte de uma valorização da própria MLS. Quando o primeiro acordo foi assinado, a liga ainda não tinha um estágio tão consolidado quanto o atual. Desde então, houve crescimento de franquias, expansão para o Canadá, incremento na média de público e melhoria nos acordos por direitos de TV.
O valor obtido pela MLS com merchandising, por exemplo, cresceu 600% por ano desde 2005. Essa foi uma das principais razões para a aposta da Adidas – o novo contrato com a empresa alemã começará em 2011.